Trabalhos acadêmicos, como monografia e TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), devem ser fundamentados por referências teóricas de publicações científicas. Por isso, sites de buscas como Google, Bing ou DuckDuckGo não são a melhor alternativa para quem quer concluir a graduação. Sites como SciELO, periodicos., da CAPES, e até o Google Acadêmico são os mais recomendados na hora de encontrar artigos, periódicos e bases de dados confiáveis para usar em um trabalho. Veja a seguir os sete melhores sites para pesquisas acadêmicas.

Conheça ferramentas recomendadas para pesquisas acadêmicas (Foto: Foto: Divulgação/Microsoft)

1. SciELO

A plataforma SciELO (http://www.scielo.br/), sigla para Scientific Electronic Library Online, é uma biblioteca eletrônica com um acervo selecionado de periódicos científicos brasileiros. Desenvolvida pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a BIREME (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), essa ferramenta conta com o suporte do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

... jpeg;base64,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">

O motor de busca do SciELO tem um visual simples, mas oferece recursos muito eficientes (Foto: Daniel Ribeiro)

A pesquisa pela SciELO oferece acesso a coleções de periódicos como um todo, com informações que vão desde estatísticas de publicação até os fascículos de cada periódico, oferecendo ainda os textos completos de cada artigo. Além disso, o usuário pode visualizar uma série de dados sobre cada revista cientifica, tais como: ISSN, a missão, o corpo editorial etc.

Os resultados da busca por períodicos no SciELO permitem visualizar informações completas sobre revistas científicas (Foto: Daniel Ribeiro)

Com uma interface simples e prática, a plataforma de pesquisa apresenta três categorias principais de busca: por periódicos, por artigos e por relatórios. Cada uma oferece listas e índices em ordem alfabética, com informações objetivas sobre resultados e eficientes recursos para separar artigos e periódicos encontrados.

Os resultados no SciELO podem ser selecionados e separados da pesquisa principal (Foto: Daniel Ribeiro)

2. ERIC

ERIC (https://eric.ed.gov/), sigla paraEducational Resources Information Center, é uma base de dados desenvolvida pelo Departamento de Educação dos EUA que oferece acesso a conteúdo da área da educação e temas relacionados. O acervo disponibiliza artigos de periódicos, anais de congresso, conferência, documentos governamentais, teses, dissertações, relatórios, bibliografias, livros e monografias.

O ERIN é um motor de busca com um visual claro e simples (Foto: Daniel Ribeiro)

Apesar de só oferecer suporte para o inglês, a plataforma tem uma interface que destaca e prioriza sua ferramenta de busca. O usuário tem duas opções de pesquisas pelo ERIC: buscar por coleção de artigos reunidos em seu acervo ou navegar por suas variedades temáticas dos assuntos em seu tesauro.

Contando com um tesauro sofisticado, o ERIN permite buscar melhor os artigos por assuntos (Foto: Daniel Ribeiro)

A apresentação dos resultados de pesquisas exibe diversos filtros para marcar artigos, tais como: pela data ou tipo de publicação, por assuntos específicos, pelos periódicos de origem, por autores etc. Além disso, cada item apresenta o nome dos autores, o periódico e o ano de publicação, além de trechos do resumo, descritores temáticos e informações ou links sobre o texto completo do artigo.

Os resultados no ERIN apresentam filtros de pesquisas e diversas informações sobre os itens encontrados (Foto: Daniel Ribeiro)

3. Google Acadêmico

Lançado em 2004, o Google Acadêmico (https://scholar.google.com.br/) é uma ferramenta de pesquisa de publicações científicas que apresenta e discrimina resultados em trabalhos acadêmicos, literatura escolar, periódicos de universidades, capítulos de livros e artigos variados.

O Google Acadêmico destaca o campo de pesquisa em sua interface (Foto: Daniel Ribeiro)

A ferramenta tem uma interface simples e objetiva, apresentando resultados de buscas de forma clara e prática. Os itens listados têm informações sobre o tipo de material encontrado, a autoria, a data de publicação e a quantidade de citações. Além disso, o usuário pode aplicar filtros no material encontrado para separá-los por data, relevância ou idioma.

Os resultados no Google Acadêmico listam várias informações sobre a pesquisa e disponiblizam filtros (Foto: Daniel Ribeiro)

Com sofisticados recursos para pesquisadores e autores, o Google Acadêmico exibe ainda uma série de informações sobre as métricas de citação de periódicos e artigos. Da mesma forma, a plataforma também pode ser integrada uma conta do Gmail, garantindo o acesso a um perfil especial, a biblioteca para guardar resultados e a alertas de publicações de artigos de assuntos específicos.

O Google Acadêmico ainda conta com recursos especiais como biblioteca e alertas (Foto: Daniel Ribeiro)

4. periodicos (Portal da CAPES)

Desenvolvido pela CAPES, que é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o portal .periodicos. (http://www.periodicos.capes.gov.br/) disponibiliza o texto integral de artigos de milhares de revistas científicas brasileiras e internacionais. Além disso, a plataforma também conta com mecanismos de busca que pesquisam em dezenas de bases de dados, ampliando bastante a abrangência de seus resultados.

O .periódicos. tem uma interface moderna, bonita e prática (Foto: Daniel Ribeiro)

Totalmente em português e com um visual sofisticado, a interface apresenta alternativas para pesquisar por assuntos, periódicos, livros ou bases de dados. Da mesma forma, a plataforma também apresenta notícias, agenda de eventos científicos e opções para navegar por conteúdos em diferentes tipos de mídias.

A plataforma da CAPES ainda apresenta notícias e opções de navegação pela categoria das mídias (Foto: Daniel Ribeiro)

Os resultados de buscas no .periodicos. são apresentados de forma clara e objetiva, destacando uma série de informações sobre os artigos, bem como diversos filtros para especificar as pesquisas por data, assunto, autoria etc.

Com uma apresentação de resultados cheia de informações, o .periódicos. é uma excelente ferramenta para pesquisas científicas (Foto: Daniel Ribeiro)

5. BDTD

Desenvolvida pelo IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), a BDTD, sigla para Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (http://bdtd.ibict.br/vufind/), reúne um acervo com milhares de publicações de trabalhos acadêmicos, integrando o sistema de dezenas de instituições de ensino e pesquisa do Brasil.

A BDTD reune um acervo com milhares monografias, teses e TCC de instituições de ensino (Foto: Daniel Ribeiro)

Destacando o recurso de buscas, a plataforma exibe o resultado com informações de forma clara e prática sobre a autoria e a data da defesa. Com fácil acesso ao texto integral de cada item, o usuário ainda pode refinar suas pesquisas com os diversos filtros na parte esquerda da interface.

Os resultados das pesquisas na BDTD apresentam informações específicas sobre os trabalhos acadêmicos (Foto: Daniel Ribeiro)

A BDTD também oferece um recurso de busca avançada com vários mecanismos para conectar diferentes termos e assuntos, bem como autores, tipos de documentos e palavras em resumos. Além disso, este tipo de pesquisa permite limitar os resultados a datas, idiomas e categorias documentais.

A pesquisa avançada da BDTD oferece ferramentas para juntar e limitar termos (Foto: Daniel Ribeiro)

6. Science.gov

A plataforma Science.gov (https://ciencia.science.gov/) é uma iniciativa integrada de dezenas de agências e órgãos dos EUA que oferece pesquisas em mais de 60 bases de dados e em mais de 2.200 sites governamentais. Com uma versão em inglês e outra em espanhol, o portal refina resultados de buscas em milhões de páginas cientificas dos Estados Unidos e de países da Europa.

Em um visual prático e bonito, o Science.gov oferece suporte para inglês e espanhol (Foto: Daniel Ribeiro)

O motor de pesquisa do Science.gov é poderoso e tem tradução para os dois idiomas do site, apresentando os assuntos, a autoria e informações sobre a publicação de cada item.

O motor de buscas da ferramenta Integra os resultados em inglês e espanhol (Foto: Daniel Ribeiro)

A interface apresenta abas de categorias com os tipos de documentos encontrados e resumos com informações sobre as buscas. Da mesma forma, o usuário ainda pode navegar por uma moderna apresentação visual que exibe os principais assuntos encontrados.

O Science.gov ainda conta com uma apresentação visual das buscas, detalhando a relevância e abrangência de outros assuntos (Foto: Daniel Ribeiro)

7. ScienceResearch.com

Desenvolvido por uma associação de instituições de pesquisa, o portal ScienceResearch.com utiliza uma tecnologia de pesquisa que faz buscas através da “deep web”, apresentando uma enorme quantidade de resultados.

Em um visual simples e claro, o ScienceResearch.com destaca seu motor de buscas (Foto: Daniel Ribeiro)

Com centenas de coleções de acervo de ciência e tecnologia, além de ferramentas de buscas simples e avançadas, o ScienceResearch.com apresenta itens com texto integral, elimina conteúdos duplicados e classifica a relevância dos termos da pesquisa.

A ferramenta de busca avançada do ScienceResearch.com permite persquisar em coleções de acervo de ciência e tecnologia (Foto: Daniel Ribeiro)

Os mecanismos do ScienceResearch.com para refinar resultados são sofisticados e bem variados. O usuário pode utilizar filtros de artigos por assunto, autoria, periódico e data, selecionar uma coleção temática especifica do portal ou ranquear a apresentação dos itens encontrados pela relevância, data, titulo e nome do primeiro autor.

Com inúmeros filtros, ranqueamentos e informações sobre a pesquisa, o ScienceResearch.com é um excelente motor de buscas científicas (Foto: Daniel Ribeiro)

Como usar o Google Acadêmico no TCC? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo