O Logitech K375s é um teclado multidevice Bluetooth, compatível tanto com computadores quanto com celulares e tablets, sejam eles Android ou iPhone (iOS). Vendido apenas na cor preta, o periférico tem como destaque três teclas dedicadas a alternar entre aparelhos pareados e um desenho completo, que inclui teclado numérico. Confira no review se o K375s é de fato uma boa compra ao preço médio de R$ 170 em lojas confiáveis.

Teclado para canhoto: conheça modelos numéricos USB à venda no Brasil

Design

Diferente de outros teclados da própria Logitech, a exemplo do K380, o K375s tem um visual bastante "careta", como um modelo tradicional de escritório. Vendido apenas na cor preta, ele tem corpo todo de plástico e vem acompanhado de um suporte simples e firme para apoiar celulares ou tablets. É um conjunto atraente e faz uma "boa presença" na mesa de trabalho. 

Logitech K375s de cima (Foto: Anna Kellen Bull)

Se o visual agrada, o mesmo não pode ser dito do desenho das teclas. Como o K375S é bem compacto mesmo com a presença do teclado numérico, a solução da Logitech foi reduzir o espaço entre as elas. Não é particularmente desconfortável usá-lo, mas demanda uma curva de aprendizado. Afinal, se nossos dedos se adaptaram a teclar em telas de celulares, um teclado físico estreito não é o pior caso do mundo, embora não seja ideal.

Apesar disso, o periférico tem, sim, um problema claro. Aparentemente, a Logitech já fez alterações para que o lote mais recente saísse de acordo, mas o modelo que recebemos para review contava com teclas Shift muito pequenas, fora do padrão do mercado. O detalhe parece bobo, mas é causador de erros de digitação frequentes. Onde deveria ter um Shift expandido a Logitech colocou um tecla de barras, o que transformou boa parte das suas tentativas de maiúsculas em "/". É importante ficar de olho nisso na hora de comprar: cheque se as teclas Shift do K375s são grandinhas, como o padrão, para garantir uma experiência melhor de uso.

Detalhes do teclado numérico do Logitech K375s (Foto: Anna Kellen Bull)

Funcionalidades

O grande trunfo do K375s são as teclas brancas, que ficam na parte superior, à esquerda. Elas permitem que você faça o pareamento do teclado com mais de um aparelho ao mesmo tempo e que alterne entre eles apenas usando os botões. Por exemplo, para o primeiro botão configuramos um MacBook Pro e, para o segundo, um celular. Bastava isso para alternar entre os devices sem precisar sequer tocar neles.

Teclas brancas do Logitech K375s (Foto: Anna Kellen Bull)

Agora, um adendo: o quanto o sistema de fato economiza tempo é difícil

... dizer - depende muito das necessidades de cada usuário. Como muito da experiência de uso dos celulares está ligada às telas touch, o Logitech se restringe a funções pontuais. Para quem precisa editar ou produzir textos extensos usando o celular, ele parece ser ótima pedida. Já para quem quer só ocasionalmente responder a uma mensagem de texto no escritório, acaba sendo mais simples pegar o smartphone em mãos e responder por lá mesmo. 
Logitech K375s de perto (Foto: Anna Kellen Bull)

A configuração em si do K375s é simplificada. Para computadores, é necessário plugar o adaptador em uma saída USB para que ele seja reconhecido automaticamente, tanto em Windows quanto em macOS. Já em aparelhos mobile basta pressionar um dos três botões brancos de sincronia Bluetooth e procurar pelo teclado para parear no device. Aliás, o Logitech pede duas pilhas AAA que prometem aguentar meses de uso. 

Suporte para celular do Logitech K375s (Foto: Anna Kellen Bull)

Conclusão

O K375 é fácil de instalar, tem um visual sóbrio e ainda tem a vantagem de sincronia com mais de um aparelho. Apesar disso, o design das teclas não é perfeito: mesmo no lote com o botão Shfit no padrão, as teclas continuam mais estreitas do que deveriam, o que leva tempo para acostumar. Passado esse período, o Logitech se mostra uma boa compra. A R$ 170, ele não é dos mais baratos do mercado, mas é confiável e dá conta do recado. 

Qual é o melhor teclado mecânico? Veja no Fórum do TechTudo. 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo