Windows 10 j? chegou aos telefones. Ao menos a Microsoft j? p?s ? disposi??o dos participantes do programa Windows Insider a vers?o de testes, conhecida por Windows 10 Technical Preview, com a interface adaptada aos (por enquanto poucos) telefones capazes de rodar o sistema. E trata-se de uma interface com altera??es revolucion?rias em rela??o ? vers?o mais recente para telefones, a Windows Phone 8.1.

Veja todas as colunas do B. Piropo

O lan?amento ? se ? que se pode chamar a libera??o de uma vers?o pr?-beta de ?lan?amento? ? ocorreu no ?ltimo dia 12. Se voc? estiver interessado em testar o novo sistema operacional em seu telefone ter? que preencher tr?s condi??es: dispor de um dos modelos Microsoft Nokia Lumia no qual o sistema pode ser instalado (s?o poucos, e por enquanto nenhum ?topo de linha?: 630, 635, 636, 638, 730 e 830), participar do programa Windows Insider (esta ? f?cil; quem ainda n?o participa pode se inscrever imediatamente antes de baixar o programa e h? um atalho que leva o usu?rio para onde a inscri??o pode ser feita, na pr?pria p?gina da MS onde est?o as instru??es para obter a vers?o Technical Preview), baixar pelo pr?prio celular a ?Windows Insider App? e seguir as instru??es de instala??o.

E, quem achar que as instru??es s?o muito complicadas, pode encontrar aqui mesmo no TechTudo o artigo do Helito Bijora? ?Confira como instalar o Windows 10 no celular Lumia? com tudo mastigadinho, um passo-a-passo facinho, facinho que qualquer crian?a pode seguir.

Interface do Windows Phone com novo sistema operacional (Foto: Divulga??o/Microsoft)

Como eu disse, a interface veio cheia de novidades, algumas revolucion?rias (veja seu aspecto na Figura 1, material de divulga??o da MS). E voc? encontra, tamb?m aqui no TechTudo, o artigo do Elson de Souza que comenta as principais delas: ?Microsoft libera Windows 10 para smarts, mas deixa tops Lumia de fora?.

Mesmo porque esta n?o ? a finalidade desta coluna. ? outra, bem mais sutil, que talvez os leitores mais argutos j? tenham percebido.

Voc? notou que nos par?grafos acima, em nenhuma das men??es ao novo sistema operacional, eu usei a denomina??o ?Windows Phone 10??

Por acaso voc? j? encontrou no material recente divulgado pela MS ou nos artigos t?cnicos da empresa alguma men??o ao ?sistema operacional Windows Phone 10?? (n?o me refiro a artigos em revistas t?cnicas e Internet, no qual o autor eventualmente mal informado pode escrever o que bem entender, mas a material oficial da Microsoft).

?Pois ?. N?o encontrou e duvido que encontre ? a n?o ser por um erro imperdo?vel do autor do texto. E isso ocorre simplesmente porque o ?sistema operacional Windows Phone 10? n?o existe e jamais existir?. O ?ltimo sistema operacional para telefones inteligentes a ser chamado de ?Windows Phone? ? a vers?o atual, que roda nos telefones que a suportam: o Windows Phone 8.1. Com ela, morre o ?sistema operacional Windows Phone?.

Porque daqui para frente, a vers?o de Windows que rodar? nos telefones inteligentes ser? a Windows 10. A mesma ? com as devidas adapta??es na interface, naturalmente ? que roda nas m?quinas de mesa, nos port?teis tipo ?laptop? e ?notebook?, nos tabletes e, note o destaque, em qualquer outro dispositivo que rode Windows, seja qual for seu tamanho e capacidade de processamento.

Eu j? havia salientado que essa seria a tend?ncia h? quase exatamente um m?s, na coluna de 30 de janeiro publicada aqui mesmo e intitulada ?Windows 10 ? a ?ltima vers?o? na qual citava Terry Myerson, o Vice Presidente Executivo de Sistemas Operacionais da Microsoft que, no evento ?Windows 10 ? The next chapter? anunciou que Windows 10 seria a derradeira vers?o de Windows, pois doravante Windows ser? fornecida aos usu?rios como

... um ?servi?o de Internet?. E que ele chegou a declarar, textualmente: ?Nos pr?ximos anos n?s poderemos encarar Windows como o maior servi?o da Internet no planeta?.

E mais: na qualidade de ?servi?o de Internet?, haveria somente uma vers?o de Windows, justamente a Windows 10, que portanto seria a ?ltima (da? o t?tulo da coluna). E, ainda usando suas palavras, ?E, como em qualquer outro servi?o de Internet, a pergunta ?que vers?o [de Windows] voc? est? rodando? n?o mais far? sentido?.

E agora, como se pode perceber a partir da libera??o da vers?o de teste para telefones, n?o mais haver? um ?sistema operacional Windows Phone?. Haver? Windows 10 que rodar? nos telefones, nos tabletes, nos PCs e nos port?teis. E temos conversado.

E porque isso?

Bem, uma forte raz?o pode ser a ?Internet das coisas?, uma tecnologia que dentro de cinco anos gerar? neg?cios da ordem de 1,9 trilh?o de d?lares americanos. E a MS est? fazendo o que pode para beliscar seu quinh?o deste montante.

Deixe-me explicar.

H? um par de semanas o s?tio Windows 10 update, mantido no ar exclusivamente para divulgar novidades sobre Windows 10, publicou o artigo ?Windows 10 and the Internet Of Things? onde descreve o papel designado para Windows 10 neste novo contexto. Artigo que eu comentei detalhadamente alhures, acrescentando minha opini?o e explicando o que vem a ser a Internet das Coisas, como ela funciona e o que se prev? para ela no futuro pr?ximo e de onde advir?o os tais bilh?es de d?lares.

No artigo do s?tio ?Windows 10 Update?, um resumo da palestra de dois t?cnicos da Microsoft em um evento sobre a ?Internet das coisas?, h? uma figura que eu inseri na coluna acima citada e que tomo a liberdade de repetir aqui abaixo.

Gr?fico de evolu??o dos sistemas operacionais da Microsoft (Divulga??o/Microsoft)

Primeiro, lembre que se trata de um diagrama oficialmente apresentado por representantes da MS. Agora, repare: a linha azul, no centro, ? a representa??o do ?bvio: a evolu??o do sistema operacional para computadores, de mesa ou port?teis (inclusive tabletes) de Windows 8 para Windows 8.1 e, finalmente, para Windows 10. J? a linha verde, acima dela, n?o ? t?o ?bvia: ? a evolu??o do sistema operacional do console de jogos da MS, de Xbox 360 para Xbox One e, finalmente, para Windows 10.

A linha preta, abaixo da azul, trata exatamente do assunto desta coluna: a evolu??o do antigo sistema operacional Windows Phone 7.5 para os Windows Phone 8, Windows Phone 8.1 e, mais uma vez, convergindo para Windows 10.

Quer dizer: consoles, computadores, telefone, tudo converge para Windows 10.

Mas a cereja do bolo est? naquela curta linha laranja, aquela que come?a diretamente no n? ?Windows on Devices? (Windows em dispositivos) e converge direta e imediatamente para Windows 10.

Porque esses tais ?dispositivos?, mencionados com este ar displicente, representam praticamente tudo o que venha a ser dotado de alguma ?intelig?ncia?, tudo o que venha a ser controlado por um processador, desde sua geladeira e televis?o inteligente at? m?quinas poderos?ssimas em linhas de montagem do processo de fabrica??o de equipamentos pesados.

Em suma, tudo aquilo que possa ser conectado ? Internet e venha a fazer parte da ?Internet das Coisas?.

Agora pense grande: ?rodar o mesmo sistema operacional?, para dispositivos eletr?nicos, tem um significado an?logo a ?falar a mesma l?ngua?, para humanos.

Imagine agora tudo o que est? representado na Figura 2, inclusive seu computador, telefone e todos os dispositivos conectados ? ?Internet das coisas? falando a mesma l?ngua.

Se esta l?ngua for Windows 10, a MS est? se preparando para dar o tiro mais certeiro de toda sua hist?ria.

? esperar para ver.

B. Piropo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo