É possível remover e trocar o fundo de fotos com aplicativos disponíveis no Android e iPhone (iOS). São necessários poucos passos para editar a imagem e excluir o cenário graças a apps como o PicsArt e o Mudar O Fundo de Fotos, que detectam o fundo da foto para apagá-lo automaticamente. Existem outros aplicativos que oferecem a opção de salvar a foto editada em PNG, o que mantém a transparência da imagem de fundo e permite modificá-la por algum outro cenário.

Na lista abaixo, o TechTudo traz cinco opções de apps para remover o fundo da foto. A seguir, você pode conferir como funciona a ferramenta que muda o cenário da foto e como acessá-la nos editores de imagem pelo celular.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. PicsArt

O PicsArt, disponível para Android e iPhone (iOS), permite trocar o fundo da foto por um cenário próprio na galeria do celular ou por uma imagem disponibilizada pelo acervo do app. O editor oferece algumas formas diferentes de recorte, que pode ser feito manual ou automaticamente pela plataforma. Na opção de recorte automático, é possível escolher entre destacar pessoa, rosto, cabelo, cabeça ou fundo da foto.

O PicsArt também traz opções de cenários para alterar o fundo da foto, que podem ser wallpapers, fundos com paisagens ou uma imagem salva na galeria do celular. O aplicativo também salva a foto em formato PNG automaticamente, garantindo o fundo transparente da imagem editada.

2. BeautyPlus

O BeautyPlus está disponível para Android e iPhone (iOS) e é um editor de fotos bem completo. Pelo app, é possível cortar fundos de foto automaticamente através do menu miniaplicativo da plataforma. Para salvar uma imagem sem cenário, vá até o menu indicado e toque sobre a opção "Eliminar o Fundo A.I.". Em seguida, toque em "Experimentar agora" e selecione uma foto.

O app, então, remove o fundo da foto de forma automática, e você pode fazer o download da imagem tocando em "Salvar". A opção, no entanto, é limitada e salva a foto automaticamente em formato JPG, não permitindo fazer o download da imagem em PNG. Ou seja, o fundo da foto é substituído por um cenário de cor preta quando a imagem é salva, e não é possível modificá-lo.

3. Apagador de fundos

O app Apagador de fundos está disponível apenas para celulares com Android. Pelo app, é possível editar a imagem removendo o fundo da foto de forma automática ou manual. Como o recurso de excluir o cenário automaticamente pode ser impreciso em alguns casos, a opção de remover o fundo manualmente pode ser melhor, principalmente porque é possível diminuir o tamanho dos pincéis de apagar e aplicar zoom ao editar a imagem.

Além disso, a plataforma possui uma ferramenta capaz de suavizar o contorno da imagem recortada, o que garante uma estética mais agradável aos limites da borda da foto. Também é possível salvar a imagem em PNG com o fundo transparente ou em JPG — no último caso, a imagem de fundo é substituída por um cenário em branco ou em preto.

4. LightX

O LightX é um editor de imagens disponível para celulares com Android e no iPhone (iOS). A plataforma permite apagar o fundo das fotos manualmente, a partir da ferramenta de borracha do menu. Com ela, você pode contornar objetos ou pessoas de uma imagem para apagar o cenário atrás delas, e também pode modificar o plano de fundo substituindo-o por uma cor sólida, foto da galeria do dispositivo ou pelos cenários disponibilizados pelo LightX.

O app possui duas versões: uma básica, que é gratuita, e uma versão "Pro", que b

... loqueia algumas ferramentas do aplicativo para quem não é assinante do serviço. Uma das funções bloqueadas é a que permite salvar a foto com o fundo transparente. Ou seja, as imagens que são salvas pela versão gratuita do app não possuem contorno definido, já que ao fazer o download da imagem ela é salva automaticamente com um fundo preto.

5. Mudar O Fundo De Fotos

O app Mudar O Fundo De Fotos está disponível apenas para Android e tem uma interface bem simples e intuitiva. Para remover o fundo de uma foto, você precisa apenas selecionar uma imagem — pode ser uma já salva na galeria do dispositivo ou uma capturada com a câmera do celular pelo aplicativo. Em seguida, você deve tocar sobre a seta no canto superior da tela, e o app remove todo o cenário da imagem automaticamente.

Também é possível salvar a imagem em PNG, opção que é gerada de forma automática pela plataforma. O app permite editar o tamanho da imagem e o contorno recortado da foto, o que permite atribuir maior ou menor transparência às bordas. O app para colocar fundo nas fotos também possui diversas opções de cenários disponíveis, que podem ser utilizados para mudar a imagem.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo