O Facebook tem um novo recurso de perguntas e respostas na rede social. O usuário pode atualizar o seu status respondendo a questões aleatórias ou criando suas próprias perguntas, que são públicas e qualquer pessoa pode responder. Os questionamentos, que são encontrados na sessão "Você sabia?", têm um tom de curiosidade e, às vezes, podem gerar respostas engraçadas.

No tutorial a seguir, veja como usar o novo recurso de perguntas e respostas do Facebook no celular. O procedimento foi realizado em um iPhone (iOS) e no Android. No sistema do Google, por enquanto, só é possível responder às perguntas.

Facebook tem caderno de perguntas e respostas no app para celular (Foto: Ana Marques/TechTudo)

No iPhone (iOS)

Passo 1. Abra o app do Facebook e toque em "No que você está pensando?" para criar uma nova publicação.

Passo 2. Deslize a tela de opções para cima.

... Adbtkegsu2ImIrA+tBnSJgH/xAAdEAABBAMBAQAAAAAAAAAAAAACAQMEBQAGEgcR/9oACAEBAAEFAl12JJOopUhYDAgvKYO1V3yttYc0m3ezyN59MBdZ1iTRPg3yuf/EABkRAAEFAAAAAAAAAAAAAAAAAAEAAhAREv/aAAgBAwEBPwHLURU//8QAGBEAAgMAAAAAAAAAAAAAAAAAAQISIEH/2gAIAQIBAT8Bm52n/8QAJhAAAQMCBQMFAAAAAAAAAAAAAgEDEQAEEBITITEUImEyQXGR0f/aAAgBAQAGPwInWrO0Vo0kVcaLNPml09BpJ7unGJWPeZr0p81xRTeh2Luu/P1R9M6Dp8lkn8oxiMuDmrc2rglvl01581cOXD7LyOCgjpiqRSrPOH//xAAdEAACAgMAAwAAAAAAAAAAAAABESFBABAxUWGB/9oACAEBAAE/IXRpid2ZCGs4CwpKQYkz5gY4B3DbWDagh0fjI0AQLgUTiQMEm2HoPe0haTLB8CIghtnGaT6Fa//aAAwDAQACAAMAAAAQU4jd/8QAGREBAAMBAQAAAAAAAAAAAAAAAQARQSEx/9oACAEDAQE/EAM7nIipmEW/Z//EABkRAQACAwAAAAAAAAAAAAAAAAEAERAhcf/aAAgBAgEBPxBBSk6wbi7cf//EABsQAQEBAQADAQAAAAAAAAAAAAERIQAxQVFh/9oACAEBAAE/ED6NbxF/ZYkGD9vLzgDPAaB6iCKynaoZp0e7De/JxgMnQhWibPydsNzFU1ors8WTletmxJce8s0OvaY3QhIo3iT5OKameLeUeAM5Fmw0PAh669//2Q==">

Criando nova publicação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Toque em "Responder a uma pergunta". Uma questão aleatória será exibida. Caso queira, toque em "Nova pergunta" para alterá-la.

Criando uma pergunta aleatória (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Para responder a uma pergunta, toque em "Adicione sua resposta". Digite a sua resposta e, por fim, toque em "Compartilhar" para publicar a resposta no seu feed.

Respondendo à pergunta (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Você pode criar uma pergunta tocando em "Perguntar". Para isso, digite o questionamento e toque em "Avançar". O Facebook alerta que as perguntas são públicas e podem ser respondidas por qualquer usuário da rede social.

Criando pergunta personalizada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Caso queira, adicione um comentário à sua pergunta e, por fim, toque em "Compartilhar", no canto superior direito da tela. A questão será publicada no seu feed e seus amigos e outros usuários poderão respondê-la.

Criando pergunta personalizada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

No Android

Passo 1. Abra o Facebook no Android e toque no menu representado por três traços, na parte superior da tela. Em seguida, acesse o seu perfil.

Acesse o seu perfil do Facebook no Android (Foto: Reprodução/Ana Marques)

Passo 2. No seu perfil do Facebook, deslize a tela até encontrar a seção "Você sabia?". Em seguida, toque sobre a pergunta para responder. Você pode escolher outra questão tocando em "Nova Pergunta". Para adicionar sua resposta, toque sobre o campo indicado na imagem abaixo.

Desça o perfil até encontrar a seção "Você sabia?" (Foto: Reprodução/Ana Marques)

Passo 3. Digite sua resposta e toque em "Compartilhar" para publicar em sua linha do tempo do Facebook.

Digite uma resposta e compartilhe com seus amigos (Foto: Reprodução/Ana Marques)

Aproveite as dicas e use a criatividade para criar perguntas e respostas engraçadas e compartilhar com os seus amigos.

Facebook: tem como recuperar mensagens apagadas? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo