Usuários do Facebook Messenger podem personalizar as conversas abertas com cada um dos seus contatos no mensageiro. Dentre os recursos de customização estão a escolha da cor da janela, troca do emoji padrão de "like" por ícone outro de sua preferência, silenciar aquele bate-papo e até mesmo alterar os nomes dos participantes.

Algumas dessas mudanças podem ser vistas por todos na conversa. Portanto, ao nomear o amigo como "crush", ele ficará sabendo. No guia abaixo, saiba o passo a passo para deixar as janelas do Facebook Messenger do seu jeito.

Facebook Messenger permite alterar a cor de janelas do bate-papo (Foto: Carolina Ochsendorf/ TechTudo)

Passo 1. Acesse o Facebook Messenger pelo ícone do app em seu smartphone ou por meio do aplicativo do Facebook.

... 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">

Acesse o Facebook Messenger da forma que preferir (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 2. Na tela inicial do Facebook Messenger, escolha aquela conversa que deseja personalizar e toque sobre ela para abrir. Em seguida, vá ao ícone representado pela letra “i”.

Acesse a conversa do Facebook Messenger que deseja personalizar (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Configurar as notificações do Messenger

Passo 1. É possível manter o mesmo padrão de notificações para todos usuários e criar um diferenciado para um contatto específico. Para isso, toque na opção “Notificações”. Se não quiser receber alertas sobre aquela conversa, toque em “Silenciar Conversa”.

Se não quiser mais receber alertas daquele contato do Facebook Messenger, basta silenciar a conversa (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 2. Selecione o tempo pelo qual deseja silenciar as notificações e toque em "OK". Caso escolha “Até eu ativar novamente”, basta clicar em “Reativar conversa” para reverter a opção.

É possível escolher por quanto tempo não receber notificações de uma conversa específica do Facebook Messenger (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 3. Também é possível cancelar os alertas sobre as reações a mensagens, aqueles emojis que os usuários aplicam às mensagens recebidas. Caso não tenha interesse em ser alertado sobre esse tipo de ação, desative a chave ao lado da opção “Reação a mensagens”.

Também é possível cancelar a visualização de reações a mensagens de uma conversa específica do Facebook Messenger (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Mudar a cor da janela

Toque em “Cores” e uma paleta de tons surgirá na parte inferior da janela. A partir daí, é só escolher a sua cor preferida. Mas atenção: a outra pessoa também é capaz de visualizar a mudança.

Escolha uma das quinze cores disponíveis para a janela de bate-papo do Facebook Messenger (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Alterar o emoji padrã

O emoji de like padrão, que fica ao lado do campo de digitação de mensagens, pode ser alterado e substituído por um símbolo que combine mais com as suas conversas com aquele contato.

Para mudar, acesse novamente o ícone de "i" e toque na opção “Emoji”. Você verá diversas figurinhas – ao arrastar da direita para a esquerda, é possível conferir todas as opções. Toque sobre a sua preferida e, imediatamente, ela será aplicada ao chat. Vale destacar que essa alteração também é visualizada pelo outro usuário.

Substitua o ícone de curtida padrão do Facebook Messenger por aquele que mais gostar (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Alterar o nome de contatos em um bate-papo

Acha muito formal um app de chat com o nome e sobrenome de seus amigos? Ou tem mais de um contato com o mesmo nome? O Messenger permite trocar a maneira como você os visualiza e também como o outro usuário vê o seu apelido. Para isso, vá na opção “Apelidos” e toque sobre o nome do contato. Edite da forma que preferir e finalize em “Definir”. Se quiser mudar o seu, basta repetir o processo tocando sobre o seu nome.

Altere o nome do contato do Facebook Messenger para o que quiser (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Também nesse caso, o outro usuário é capaz de vez a alteração feita. Portanto, atenção ao apelido que irá adicionar. Se substituir o nome por termos como “gatinha”, “crush” ou “#quero”, a outra pessoa saberá.

Qual o melhor aplicativo: WhatsApp ou Facebook Messenger? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo