O YouTube para Android pode apresentar de forma recorrente o erro 410, que impede a reprodução de vídeos do aplicativo no celular. Quando surge a mensagem de erro, usuários costumam tentar resolver com limpeza de dados ou de cache do app, mas essas providências não são as mais adequadas. O problema, na verdade, está ligado à ausência de uma atualização no programa do Google ou à falha na instalação de um pacote de update baixado da Google Play. Em qualquer dos casos, a solução pode ser simples de conseguir. Veja no tutorial, a seguir, como eliminar o erro 410 do YouTube no smartphone.

Aprenda a resolver o erro 410 pelo smartphone (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Passo 1. Acesse as configurações do celular Android e vá até o item “Aplicativos” ou “Apps”. Busque o YouTube na lista de apps instalados e toque para abrir mais detalhes.

... 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">

Acesse o YouTube nas configurações do Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Busque pelo botão “Desinstalar atualizações”. Se o atalho não estiver visível logo de cara, é possível que esteja oculto em menu. Toque para avançar.

Encontre o atalho para desinstalar atualizações do YouTube (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Um aviso na tela pedirá a confirmação para remover as últimas atualizações do aplicativo. O procedimento irá restaurar a versão original do YouTube, que vem pré-instalada no aparelho. Toque em “Ok” para prosseguir e aguarde o fim da remoção.

Remova atualizações do YouTube no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Abra o app da Google Play e acesse o menu lateral. Toque em “Meus apps e jogos”. Na lista de apps, você deverá ver uma nova atualização disponível para o YouTube. Toque em “Atualizar” para baixar os novos dados do aplicativo. Ao final do processo, o aplicativo deverá ter eliminado o erro 410.

Atualize o YouTube via Google Play para recuperar o funcionamento do aplicativo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Qual o melhor programa para baixar vídeos do YouTube? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo