O Android 8.1 (Oreo) deve inaugurar um recurso que promete ajudar os usuários na economia da bateria do celular. Sua versão de testes, exclusiva para desenvolvedores, traz agora uma ferramenta que indica qual aplicativo está drenando mais energia.

A novidade é que, além de mostrar o vilão, o software sinaliza o motivo pelo qual o app está excedendo o consumo atrapalhando a autonomia. Assim, o usuário poderia desligar um recurso do aparelho para conseguir fazer o smartphone ficar longe da tomada por mais tempo.

Xperia XZ1 foi o primeiro smartphone a ter Android 8 Oreo no Brasil (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O Android atualmente oferece um gerenciador que mostra informações detalhadas da bateria. O recurso pode ser acessado pelas configurações do sistema e mostra a porcentagem de consumo de cada aplicativo, além de uma estimativa apontando até quando o aparelho permanecerá ligado.

Com a nova ferramenta inserida no Android 8.1 Developer Preview o sistema faz um alerta apontando qual é o aplicativo que está consumindo mais energia. Essa informação vai poder ser acessada nas configurações e uma notificação aparecerá na tela de bloqueio.

O sistema também vai indicar o que está fazendo o app drenar mais energia alertando até mesmo se a aplicação está impedindo o smartphone de entrar em modo de espera (stand by) Com isso, o usuário terá duas opções: forçar a parada do app ou desabilitar um recurso específico do aparelho.

... a__image-centered">

Android 8.0 Oreo tem foco em otimização da bateria do celular (Foto: Divulgação/Google)

Um dos exemplos mostrado por usuário na internet mostra o caso do Google Maps. O sistema identificou que o app estava consumindo muita energia ao fazer uma solicitação constante de localização por GPS. Em seguida, oferece a opção para desligar o sensor. A promessa é de que a próxima atualização também ganhe uma estimativa de tempo de bateria aprimorada.

Ainda não há previsão de quando o update vai chegar. O Android 8 Oreo está disponível ainda em poucos dispositivos, e a versão 8.1 está em fase preliminar. Como a Sony mostrou, o processo de update percorre um longo caminho até chegar aos usuários.

Com informações: PhoneArena, Android Police e Android 4 All

Quais modelos recentes de celular têm Android puro? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo