Super Mario Odyssey é a mais nova aventura do mascote dos videogames. Exclusivo do Nintendo Switch, o jogo é uma aventura 3D no mesmo estilo de Super Mario 64 e Super Mario Sunshine, com grandes mundos abertos e vários novos poderes, inimigos e recursos. Confira nosso tutorial completo e aprenda a triunfar na nova jornada do herói:

Temos que pegar!

Não é Pokémon, mas em sua nova jornada, Mario também pode capturar alguns inimigos que encontra em seu caminho, tudo graças ao seu novo aliado, o boné Cappy. Ao apertar o botão Y, o protagonista arremessa o boné e, caso acerte um rival, toma controle de seu corpo.

Cada inimigo tem um poder diferente, então vale a pena experimentar com cada um deles: Goombas podem ser empilhados entre si; centopeias esticam seus corpos até pontos distantes e os tanques conseguem explodir rochas e outros objetos. Para sair do inimigo, basta apertar o botão ZL.

Super Mario Odyssey: cada inimigo capturado tem diferentes poderes (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Viagem rápida e checkpoints

O mapa de Super Mario Odyssey consiste em diversos reinos bem extensos, mas felizmente é possível navegar entre eles usando a viagem rápida. Funciona assim: ao encontrar uma bandeira preta com o símbolo do Bowser, caminhe em seu encontro e ela vira uma bandeira do Mario.

A partir de então, este será um ponto de viagem rápida, que pode ser utilizado a qualquer momento. Basta abrir o mapa apertando o símbolo de “-” no seu controle e então selecionar o ponto desejado com o botão “A”, confirmando sua escolha. Você será transportado em seguida.

... nt-media--normal content-photo">

Super Mario Odyssey: Passe pelas bandeiras para ativar os pontos de viagem (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Dinheiro na mão é vendaval

Desta vez, Mario pode colecionar dois tipos diferentes de moedas ao longo de sua jornada: as douradas e as roxas. As primeiras são ilimitadas e espalhadas por todos os reinos com fartura, enquanto as outras são escassas e ficam escondidas.

As roxas são colecionáveis raros e cada reino possui uma quantidade variável delas. Vale a pena revirar cada canto em sua busca, já que as moedas podem ser utilizadas nas lojas para comprar novas roupas e itens.

Super Mario Odyssey: as moedas podem estar em qualqer lugar, até mesmo atrás do palco de Pauline (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Compre, compre, compre!

Em cada um dos reinos do game é possível encontrar uma loja da rede Crazy Cap. Elas podem ser tanto pequenos estandes, barraquinhas com um personagem tomando conta, ou até um grande prédio comercial, como em New Donk City.

Em todos os casos, os estabelecimentos são divididos em duas áreas: uma roxa e uma dourada. A dica visual já deixa claro qual tipo de moeda deve ser utilizada em cada, sendo que as lojas têm um estoque próprio.

Super Mario Odyssey: visite a loja indicada na imagem para comprar roupas (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Com que roupa eu vou?

Use as moedas roxas na parte roxa da Crazy Cap e as douradas na área amarela. Em ambas opções, você encontrará diversas fantasias para Mario. Mas não pense que todas elas são apenas meros agrados cosméticos.

Em muitos casos, é preciso vestir a roupa correta para abrir novas áreas. Em New Donk City, por exemplo, um prédio está bloqueado, com entrada liberada apenas para construtores. Neste caso, é preciso ir até a loja e adquirir toda a indumentária temática de Super Mario Maker.

Super Mario Odyssey: roupas garantem acesso a áreas únicas (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Haja coração

Diferentemente de outras aventuras tridimensionais do Mario, como Super Mario 64, a energia do personagem não é mais recarregada através de moedas douradas, mas sim com a coleta de corações vermelhos espalhados pelo mapa.

Eles podem ser obtidos em blocos com formato de interrogação, ou até mesmo chutando algumas pedras no chão. Infelizmente, o velho truque de encher a energia mergulhando e então emergindo já não funciona mais, então tome cuidado!

Super Mario Odyssey: mesmo na forma de inimigo possuído, Mario pode perder energia (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Os jogos do Mario mudaram o mundo? Comente no fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo