Horizon: Zero Dawn teve exibição especial a portas fechadas na Brasil Game Show 2015. Durante a sessão, o produtor da Sony America, Daimion Pinnock, comentou alguns detalhes sobre o jogo exclusivo do PlayStation 4, previsto para chegar às lojas em 2016. De acordo com o executivo, o título se passará no futuro e vai focar na sobrevivência.

Acompanhe ao vivo todas as novidades da BGS 2015 

No game, ambientado mil anos no futuro, a humanidade desapareceu quase por completo. Cidades inteiras se tornaram ruínas e foram tomadas pela natureza, ao mesmo tempo em que o mundo é dominado por diferentes tipos de criaturas robóticas. No entanto, não há informações de como as civilizações passadas foram exterminadas e nem como as máquinas passaram a dominar o mundo.

Horizon: Zero Dawn: protagonista luta pela sobrevivência. (Foto: Divulgação/Sony)



Enquanto isso, os sobreviventes, como a protagonista do jogo, vivem de maneira primitiva e utilizam desde equipamentos rústicos, como lanças e arco e flecha, até armas tecnológicas retiradas dos robôs. Para aumentar o arsenal, a heroína Aloy terá também um sistema de criação de armas. Porém, maiores detalhes a respeito ainda não foram divulgados.

De acordo com o produtor, a demonstração da BGS é uma versão pré-alpha do jogo – ou seja, uma das primeiras edições do game, cujo título finalizado deve ser bastante diferente da apresentação. Jogada por um dos produtores da Sony, a demo mostrou a mesma seção do game disponível na apresentação da E3, em que a protagonista utiliza habilidades de combate.

Horizon: Zero Dawn: criaturas robóticas povoam o game. (Foto: Divulgação/Guerrilla Games)



Durante a luta com um Thunder Jaw, espécie de dinossauro robótico, Aloy usa diversos armamentos, cada um com propósitos específicos. Há, por exemplo, uma arma de cordas capaz de prender o oponente durante alguns segundos. No momento em que o inimigo está paralisado, é possível utilizar um explosivo para atingir o seu ponto fraco e enfim derrotá-lo.

O desafio de apresentar uma novidade

O produtor também comentou sobre os desafios da Guerrilla Games em apresentar não apenas uma nova franquia, mas também um jogo com gênero diferenciado. Além de ser necessário desenvolver uma nova engine, trabalhar na forma como os inimigos reagem em ambiente de mundo aberto também representa grande desafio para a equipe, antes acostumada a desenvolver narrativas lineares. 

Por sua vez, o jogo não se resume necessariamente aos combates intensos, pois a heroína pode utilizar plantas altas para esconder-se e atacar furtivamente com sua lança robôs menores, por exemplo.

Horizon: Zero Dawn: Aloy é a personagem ideal para a história para o game, diz produtor do jogo (Foto: Divulgação/Guerrilla Games)
... r>
De acordo com Pinnock, os jogadores podem esperar um mundo povoado com “fauna” robótica bastante variada e será preciso aprender o comportamento de cada espécie. Ao mesmo tempo, cada robô conta com pontos fracos diferentes, além de padrões de movimentação e estratégias de ataque bastante distintos.

Por fim, ao ser questionado sobre a escolha de uma protagonista feminina, Pinnock comentou que Aloy é a personagem ideal para a história do game. Para entender isso melhor, no entanto, será necessário esperar mais algum tempo, pois maiores detalhes sobre a trama do jogo não podem ser revelados. 

Desenvolvido pelo estúdio Guerrila Games, Horizon: Zero Dawn está previsto para ser lançado em 2016, exclusivamente para o PlayStation 4.

Qual é o lançamento mais esperado da BGS 2015? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo