A Qualcomm anunciou nesta segunda-feira (16) a conclusão dos primeiros testes de Internet 5G em celulares. A velocidade na transferência de dados surpreende. De acordo com a empresa, o smartphone conseguiu atingir padrões gigabit (mais de 1.000 Mbps ou 1 Gbps), mas tem potencial para chegar a 5 Gbps quando a tecnologia estiver finalizada. Para fins de comparação, as redes 4G podem chegar a cerca de 100 Mbps.

A fabricante também revelou o design do primeiro smartphone compatível com as redes 5G e detalhes do processador intermediário Snapdragon 636 que suporta dual câmera e até 8 GB de memória RAM.

A rede 5G tem sido apontada com o potencial para ser a grande revolução do mundo conectado para os próximos anos. Por ser 500% mais veloz do que as redes 4G, elas ofereceriam o suporte necessário para algumas tecnologias promissoras, como os carros autônomos e a Internet das coisas (IoT). Vários países estão participando do desenvolvimento. No Brasil, uma equipe do CTC/PUC-Rio trabalha fazendo pesquisas para as redes de celular da nova geração.

O teste da Qualcomm utilizou o modem X50 5G, anunciado há cerca de um ano. O chip opera com bandas em 100 MHz, e pode trabalhar com até oito de forma simultânea. Apesar de oferecer uma velocidade superior, ele tem uma eficiência energética equivalente aos modens 4G. A expectativa é de que as redes 5G comecem a operar para o público em 2019.

A empresa também revelou o design de referência para os aparelhos compatíveis com as redes de quinta geração. Por fora, o mmWave 5G – como é chamado – é muito semelhante aos vendidos atualmente. Por dentro, ele traz uma antena de 28 GHz e componentes 50% menores do que os dispositivos atuais. Uma boa notícia, já que pode abrir espaço para inserir baterias maiores.

Snapdragon 636

Outra novidade apresentada pela Qualcomm foi o Snapdragon 636. O processador voltado para o mercado de smartphones intermediários é construído em 14 nm, e pode atingir até 1,8 GHz. O chip octa-core conta com núcleos Kyro 260, opera em 64 bit, traz GPU Adreno 509 e suporte a telas FHD+ (2160 x 1080 pixels).

O Snapdragon 636 suporta câmera de até 24 MP para smartphones com um sensor – ou 16 MP para câmera dupla –

... , filma em 4K a 30 fps, conta com Quick Charge 4.0 para o carregamento rápido e oferece suporte para até 8 GB de memória RAM. A expectativa é de que os primeiros celulares com o novo processador apareçam no início de 2018.

Via Qualcomm

Todo celular com 4G gasta mais internet? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo