Comemorando a chegada do Ano Novo Lunar ou Ano Novo Chin?s, o Google modificou seu Doodle em alguns pa?ses do mundo nessa quinta-feira (19). A anima??o mostra um carneiro, animal que representa o ano, soltando fogos de artif?cio que formam o nome do buscador e iluminam o c?u. Em 2015, o calend?rio chin?s comemora o ano 4713. Entenda melhor o que ? como funciona o Ano Novo Lunar.?

Alessandro Volta, inventor da pilha el?trica, ganha Doodle iluminado

Doodle do Google comemora a chegada do Ano Novo Lunar (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

O que ? o Ano Novo Lunar

O Ano Novo Lunar tem esse nome pois o calend?rio chin?s considera as fases da lua juntamente com a posi??o do sol em seu c?lculo de passagem do tempo. Esse calend?rio, muito diferente do ocidental, ? dividido em 12 meses de 29 ou 30 dias. Al?m disso, ele ? ajustado para o comprimento do ano solar, atrav?s da adi??o de meses adicionais em intervalos regulares.

Por conta disso, os anos s?o organizados em grandes ciclos de 60 anos. O Ano Novo Chin?s ? comemorado na segunda lua nova ap?s o solst?cio de inverno e acaba entre 21 de janeiro e 19 fevereiro de cada ano, do calend?rio gregoriano. A comemora??o dura aproximadamente 15 dias.?

O mais interessante desse calend?rio ? que ele segue um ciclo de 12 anos, em que cada um ? representado por um dos 12 animais do zod?aco chin?s. Os animais funcionam como um s?mbolo para expressar as caracter?sticas dominantes daquele ano e de quem nasce nele. Os s?mbolos s?o: rato, boi, tigre, lebre, drag?o, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, c?o e tamb?m o porco.

O animal deste ano ? o carneiro, que representa paz, serenidade e criatividade. Em alguns povos, por?m, ? a cabra. No Doodle do Google para o Vietn?, por exemplo, crian?as brincam com o animal.

Como o Ano Novo Lunar ? uma tradi??o oriental, o doodle s? estar? dispon?vel para esse pa?ses. Mas, se voc? tiver interesse na cultura e quiser visualizar a anima??o acesse o site do Google com o sufixo de um pa?s asi?tico. Para ver o Google de Hong Kong acesse a p?gina (google.com.hk).?

... 5px;" class="foto componente-conteudo"> Doodle do Ano Novo Chin?s do Vietn? traz uma cabra para celebrar (Foto: Reprodu??o/Google)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo