A Kaspersky, empresa especializada em softwares de segurança, anunciou na quarta-feira (20) duas ferramentas para proteger os internautas de ataques via webcam e microfone. O Webcam Protection é um recurso contra investidas de hackers para interceptar imagens da câmera. Já o Microphone Protection tem como objetivo impedir o acesso não autorizado a dados do microfone em máquinas com Windows.

As novidades estão disponíveis em três pacotes de proteção desenvolvidos pela empresa: Kaspersky Anti-virus, Kaspersky Internet Security e Kaspersky Total Security. Usuários que já possuem uma licença terão suas versões atualizadas automaticamente. Os que não têm, mas desejam adquirir, podem comprar pelo site (kaspersky.com.br/home-security) da companhia por valores que vão dos R$ 39,90 aos R$ 399,90.

Kaspersky lança ferramentas para proteger usuários do antivírus de ataques via webcam e microfone (Foto: Pond5)

Como as ferramentas funcionam?

A solução para câmeras auxilia no controle de aplicavos que tentam se conectar à webcam. O usuário recebe, inclusive, avisos de tentativas de acesso. O recurso para microfones promete filtrar comandos internos enviados para o serviço de áudio do sistema operacional da Microsoft, identificando possíveis comportamentos suspeitos por parte de sites e softwares. Ao reconhecer que o programa não é confiável e está tentando acessar o microfone ou a webcam, o antivírus impede o procedimento

... .

Zuckerberg e a fita adesiva

As vítimas de malwares podem ter conversas e dados confidencias, imagens íntimas e detalhes de seus documentos indo parar nas mãos de criminosos virtuais. Mark Zuckerberg, dono do Facebook, causou alvoroço em 2016 ao publicar, em sua conta do Instagram, uma foto que mostrava um pedaço de fita adesiva cobrindo a webcam do notebook — uma forma de se proteger desse tipo de investida de hackers.

Em foto divulgada em seu perfil no Instagram, o criador do Facebook acabou revelando que protege a câmera de seu notebook com uma fita adesiva (Foto: Reprodução/Instagram)

Outros recursos

Além das ferramentas contra ataques via som e webcam, a Kaspersky também anunciou novas ferramentas de proteção para a Internet. O recurso Secure Connection permite que usuários criptografem informações enviadas e recebidas pela rede, acionando a criptografia automaticamente quando a conexão é de alto risco, como no caso de redes Wi-Fi públicas, por exemplo. Assim, os desenvolvedores prometem mais segurança para informações como senhas de bancos e redes sociais. Já o Wi-Fi Security Notification gera notificações que alertam caso exista alguma falha na segurança de uma rede sem fio.

Saiba como escolher um bom antivírus:

Dúvidas sobre segurança? Deixe sua pergunta no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo