A atualização para o iOS 11 está disponível para todos os usuários com dispositivos compatíveis – inclusive do Brasil. A Apple lança nesta terça-feira (19) a versão final do sistema para o iPhone 5s e superior, iPad mini 2 e superior, iPad de quinta geração, todos os iPads Pro e Air, além do iPod Touch de sexta geração. Entre as novidades, estão animações visuais inéditas, um novo aplicativo para gerenciamento de arquivos, além das centrais de notificação e controle renovadas.

A plataforma pode ser baixada por meio do próprio iPhone ou iPad, sem a necessidade de conectar o dispositivo ao computador. Inicialmente, por conta da grande demanda de lançamento, pode ser que o download de cerca de 2 GB demore um pouco. Se você tem um aparelho compatível com o iOS 11, confira as dicas sobre como instalá-lo no seu celular ou tablet.

Como instalar o iOS 11

Passo 1. Para verificar se a atualização já está disponível para o seu iPhone ou iPad, acesse as configurações do iOS em "Ajustes" e depois em "Geral".

Acesse as configurações do iOS (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Em seguida, toque em "Atualização de Software". O sistema vai buscar por atualizações e, se o seu aparelho for compatível, o download do iOS 11 deve aparecer. Nesse caso, toque em "Transferir e Instalar".

... iner">

Baixando o iOS 11 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Quando o download da atualização terminar, você será notificado e terá a opção de instalar o iOS 11 imeditamente ou agendar para depois. Para iniciar a instalação do sistema, volte às configurações do iOS e, em "Atualização de Software", toque em "Instalar agora".

Instalando o iOS 11 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Quais modelos de iPhone são compatíveis com o iOS 11?

A própria Apple publicou a seguinte listagem de celulares compatíveis com o novo iOS. De forma simplificada, é possível afirmar que qualquer iPhone fabricado a partir de 2013 – portanto, começando no iPhone 5S – funciona com o sistema. Os iPhone 5C e iPhone 5 não recebem a atualização.

  • iPhone: iPhone X, iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 6S, iPhone 6S Plus, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone SE e iPhone 5S.
  • iPad: iPad Pro 2017 de 12,9", iPad Pro 2016 de 12,9", iPad Pro de 10,5", iPad Pro de 9,7", iPad Air 2, iPad Air, iPad 5, iPad Mini 4, iPad Mini 3 e iPad Mini 2.
  • iPod: iPod Touch 6ª geração.

iOS é compatível com modelos de iPhone, iPad e iPod (Foto: Divulgação / Apple)

Como entrar para o programa de testes da Apple

A Apple tem um programa de testes que oferece acesso a versões preliminares dos seus sistemas operacionais. Os betas são destinados a desenvolvedores e curiosos, que querem usar antecipadamente os novos recursos do sistema. Aprenda, nos passos a seguir, a se inscrever para receber futuras versões de testes do iOS 11.

Passo 1. Acesse o site do programa de software beta da Apple (beta.apple.com), toque em "Sign up" e faça login em sua conta iCloud – a mesma que você usa em seu iPhone ou iPad. Em seguida, toque em "Accept" para concordar com os termos do contrato.

Acesse a página de software beta da Apple (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Agora, toque em "enroll your iOS Device" e, em seguida, toque em "Download profile".

Instale o perfil de configuração no iOS (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Feito isso, o aplicativo de ajustes do iOS será aberto. Nele, clique em "Instalar", no canto superior direito da tela, e confirme a senha de bloqueio do seu iPhone ou iPad.

Instale o perfil para ter acesso a versões betas do iOS 11 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Toque em "Instalar", no canto superior direito da tela, e confirme a instalação clicando novamente em "Instalar". Por fim, uma mensagem informará que é necessário reiniciar o aparelho. Toque em "Reiniciar" para fazer isso.

Reinicie o iPhone para concluir a instalação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Dessa forma, sempre que a Apple lançar novas versões de testes do iOS 11, o seu aparelho receberá uma atualização de sistema.

Aprenda a instalar o iOS 11 no iPhone ou iPad (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

iPhone 8: qual será o preço no Brasil? Confira no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo