O EVO 2017 começa nesta sexta-feira, 14 de julho, e vai até o próximo domingo, dia 16, em Las Vegas, Nevada, nos Estados Unidos. O torneio anual de jogos de luta reúne quase sete mil jogadores nesta edição, que conta com nove jogos distintos, entre eles Street Fighter 5, Injustice 2, Super Smash Bros., Ultimate Marvel vs. Capcom 3, BlazBlue Centra Fiction, The King of Fighters 14 e Tekken 7. A premiação varia de acordo com o valor pago pelos inscritos nos torneios e é divulgada apenas no final.

Como funciona o EVO?

O EVO é um torneio peculiar e diferente de outras competições de e-Sports. A começar pelas inscrições: qualquer pessoa pode participar, se pagar a inscrição, além de transporte e hospedagem no local do evento. Por conta disso, milhares de participantes estão no EVO todos os anos e o número de participantes é variável.

EVO reúne jogadores profissionais e amadores de jogos de luta do mundo todo (Foto: Reprodução/ZAM)

O número de jogos também varia. Neste ano, são nove os principais, com torneios menores ocorrendo ao longo dos dias e sem caráter oficial. O EVO funciona com "eliminação dupla", ou seja, cada jogador é inserido em uma chave, de seu título escolhido, e vai lutando contra os outros, com limite de duas derrotas. Os dois melhores colocados de cada chave avançam para a semifinal – que por sua vez vão gerar os participantes da grande final.

Ao final, a premiação é dividida em proporções, de acordo com os últimos colocados.

... O vencedor ou vencedora recebe 60% do valor das inscrições, enquanto o segundo lugar fica com 20% e o terceiro lugar com 10%. O restante é dividido até a oitava colocação, em proporção de 4/2/2/1/1. O valor arrecadado também possui a soma do patrocínio oferecido por algumas empresas do meio, como Capcom e SNK, mas não são o principal valor deste montante.

EVO ocorre anualmente, em Las Vegas (Foto: Divulgação/EVO)

As partidas do EVO costumam ser transmitidas online, via streaming oficial do evento, ou em sites especializados neste tipo de transmissão. Há quem também participe presencialmente apenas para acompanhar as lutas, pagando a inscrição, mas não lutando em nenhum jogo.

Veja a lista completa dos nove principais jogos do EVO 2017, abaixo:

Jogos participantes do EVO 2017 (Foto: Divulgação/EVO)

Curiosidades sobre o EVO 2017

Ao todo, 60 países participam desta edição, mas pelo menos 19 jogadores registrados não confirmaram suas nacionalidades, por motivos desconhecidos. Foram exatamente 6797 participantes registrados, de todas as idades, gêneros e tipos de habilidade. O Brasil está entre os 20 países com o maior número de participantes, ainda que tenha apenas sete representantes nesta edição.

Street Fighter 5 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha) (Foto: Street Fighter 5 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha))

Por ser bem popular, Street Fighter 5 tem o maior número de participantes registrados: 2622 jogadores. É normal que cada participante lute apenas em um jogo, mas há casos em que participam de dois ou três. Curiosamente, há três pessoas, dos Estados Unidos, que se registraram para todos os nove games do evento principal.

AnimEVO

O EVO 2017 marca ainda a estreia do AnimEVO, um torneio paralelo que acontece pela primeira vez em caráter oficial neste ano. Neste evento, participam 16 jogos japoneses ou baseados em animes famosos – e nem todos eles são de luta. Entre eles, há Persona 4 Arena Ultimax, Catherine, Gundam Versus, Fighting Climax Ignition e Puyo Puyo Tetris. O game Dragon Ball FighterZ terá um torneio em caráter experimental, antes de seu lançamento oficial em 2018.

Dragon Ball FighterZ terá torneio experimental no AnimEVO (Foto: Divulgação/Bandai Namco)

O mais interessante do AnimEVO é que, nos anos anteriores, ele ocorria dentro do EVO, mas sem premiação oficial ou representação do evento. Neste ano, a “causa” resolveu ser abraçada também por empresas que representam estes jogos, como a Bandai Namco, Arc System Works e Atlus. Assim como no EVO, todas as competições ocorrem com lutadores individuais, com exceção de Gundam Versus e Puyo Puyo Tetris, que são em equipe.

Confira todos os jogos participantes do AnimEVO 2017:

Jogos participantes do AnimEVO 2017 (Foto: Divulgação/AnimEVO)

Assim como no EVO principal, o AnimEVO também tem premiação baseada nas inscrições dos jogadores, e divulgada apenas no final – mas com divisão única e também formato exclusivo para cada jogo. Além disso, uma medalha especial é preparada para cada um dos vencedores. A totalidade de inscritos do AnimeEVO não foi revelada, mas pelo menos 500 participantes estão confirmados – nenhum brasileiro.

Qual é o seu game de luta preferido? Comente no fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo