O Dropbox dá 50 GB de armazenamento grátis para quem tem celulares ou tablets da Samsung.Entretanto, a promoção que já dura alguns anos não contempla todos os produtos da fabricante. A parceria entre as empresas prevê regras que consideram data de fabricação do aparelho e operadora de telefonia, entre outros aspectos.

Vale a pena fazer backup na nuvem do Dropbox? Evite perder arquivos

Neste guia, indicamos tudo o que você precisa saber para entrar na campanha promocional e aumentar o espaço gratuito do Dropbox. Leia com atenção e saiba se o seu Samsung pode participar.

Promoção do Dropbox dá 50 GB grátis para dispositivos Samsung (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Quais dispositivos Samsung podem participar?

A promoção é válida para alguns modelos de celulares e tablets Android que tenham sido lançados a partir de 2012. Entre os mais recentes estão Galaxy J1, Galaxy S5 e Galaxy Tab S, que chegaram no mercado entre este ano e ano passado. No Brasil, a lista completa de dispositivos aptos a participar conta com 28 modelos descritos na tabela abaixo:

Tabela com dispositivos aptos à promoção 50 GB grátis no Dropbox (Foto: Divulgação/Samsung)

Todos os aparelhos acima vêm com Dropbox pré-instalado de fábrica, um dos pré-requisitos para concessão dos 50 GB gratuitos. No entanto, a disponibilidade efetiva depende da operadora. Nenhuma das empresas de telefonia brasileiras consta entre as que não estão participando da promoção, o que significaria que os dispositivos no mercado nacional têm direito a participar. É aconselhável se certificar da promoção no momento da compra do gadget, já que a estratégia da operadora pode mudar a qualquer momento, à revelia do Dropbox ou da Samsung.

No plano internacional, as operadoras Verizon, dos Estados Unidos, e NTT DoCoMo, do Japão, não participam da campanha. A americana AT&T só oferece o espaço extra no Galaxy Note 4; todos os outros aparelhos da companhia estão de fora. Isso significa que celulares e tablets comprados dessas empresas no exterior não terão a extensão do espaço.

O que acontece com os 2 GB gratuitos disponíveis para a conta básica do Dropbox?

Os 50 GB referem-se ao armazenamento final que o usuário poderá usufruir após aderir à promoção. Na realidade, o cliente ganha 48 GB de espaço extra, que se somam aos 2 GB incluídos no plano Dropbox Básico.

O espaço promocional é permanente?

Não. Os 48 GB extras de armazenamento na nuvem têm prazo de validade. Nos dispositivos lançados a partir de outubro de 2014, o espaço bônus expira em dois anos, mesmo período para os que foram lançados entre 2012 e 2014 e que tenham a “experiência de primeira execução”, funcionalidade pré-ativada do aplicativo.

Os aparelhos lançados entre 2012 e 2014 que

... não contam com a “experiência de primeira execução” têm os 48 GB válidos por um ano. O Note 4 da AT&T comprado nos Estados Unidos tem espaço extra disponível por seis meses. Em qualquer caso, o usuário recebe um e-mail com a validade logo após o primeiro login no Dropbox utilizando o dispositivo Samsung.

O bônus é concedido automaticamente após o login no Dropbox?

Não. O usuário precisa completar pelo menos cinco das sete etapas do guia “Introdução”. O script compreende os seguintes passos: fazer o tour do Dropbox (tutorial com cinco páginas, nas quais basta clicar no botão de avançar); instalar o Dropbox no computador; colocar arquivos na pasta do Dropbox; instalar o Dropbox em outros computadores que você usa; compartilhar uma pasta com outra pessoa; convidar amigos para se registrarem no Dropbox e instalar o Dropbox em algum dispositivo móvel (esta opção já estará feita).

A promoção é válida para contas antigas ou apenas novos usuários?

Depende. Quem já tem conta no Dropbox pode participar da promoção apenas com dispositivos Samsung lançados até setembro de 2014. Os que tiverem aparelhos com data de lançamento a partir de outubro do ano passado precisarão obter os 48 GB extras com novas contas no Dropbox.

Vale ressaltar ainda que a promoção não é cumulativa por device. Mesmo que alguém tenha vários celulares e/ou tablets que estão habilitados a participar, só conseguirá pegar 50 GB total gratuito uma única vez. O espaço promocional também não pode ser transferido entre contas do mesmo usuário ou para terceiros.

Qual é o melhor serviço de compartilhamento? Comente no Fórum do TechTudo

Lista completa

– Galaxy Tab E 7.0 WiFi
– Galaxy Tab E 7.0
– Galaxy Tab S 8.4" WiFi
– Galaxy Tab S 8.4" 4G
– Galaxy Tab S 10.5" WiFi
– Galaxy Tab S 10.5" 4G
– Galaxy J1 4G Duos
– J2 TV Duos
– Galaxy E5 4G Duos
– Galaxy E7 4G Duos
– Galaxy A3 4G Duos
– Galaxy A5 4G Duos
– Galaxy A5 4G
– Galaxy A7 4G Duos
– Galaxy S5 Duos
– Galaxy S5
– Galaxy Note 4 4G
– Galaxy Young 2 TV
– Galaxy Young 2 Pro
– Galaxy Pocket 2 Duos
– Galaxy Ace 4
– Galaxy Ace 4 Lite Plus Duos
– Galaxy Ace 4 Neo
– Galaxy Core 2 Duos
– Galaxy Gran Prime Duos TV
– Galaxy Gran Prime Duos_VE
– Galaxy Gran Prime Duos TV
– Galaxy Gran Prime Duos



>>> Veja o artigo completo no TechTudo