O EVO 2017, popular torneio de jogos de luta, começa nesta sexta-feira, dia 14, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Anualmente, o EVO reúne fãs e jogadores profissionais de diversos títulos, que disputam premiação em dinheiro, variada, em jogos como Street Fighter 5, Injustice 2 e Super Smash Bros., no caso da edição de 2017, que conta ainda com sete brasileiros participantes. O número é menor que no ano passado, 2016, que contou com 15 lutadores nacionais. Os nomes, porém, são promissores. Conheça alguns dos principais:

O grande campeão: Brolynho

Thomas "Brolynho" Proença é o grande nome do Brasil no torneio. Morador do Rio de Janeiro, ele tem 32 anos e se destacou no cenário no ano passado, quando lutou contra Lee "Infiltration" Seon-Woo, da Coreia do Sul. Para se ter uma ideia, Infiltration foi o campeão do EVO 2016, na categoria Street Fighter 5, a mesma em que Brolynho compete, neste ano.

Brolynho e seu personagem favorito em Street Fighter 5, Necalli (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Brolynho é também um dos poucos lutadores brasileiros a contar com equipe, a Flipsid3 Tactics. Este é o time de esports que representa diversos jogos, entre eles Dead or Alive, Killer Instinct, Mortal Kombat e, claro, Street Fighter. Ainda que já tenha time e experiência de outros torneios, é a primeira vez que o jovem brasileiro participa de um EVO.

Em seu Twitter, onde mais interage com fãs e amigos, ele compartilha opiniões sobre o cenário competitivo de Street Fighter 5 e divulga seus “streams”, transmissõe

... s ao vivo com seus treinos diarios. Necalli, o guerreiro tribal do jogo, é um de seus personagens atuais favoritos, e possível candidato a ser usado durante as partidas. Ele tentará uma vaga nas finais, e a vitória máxima, juntamente contra outros 2622 registrados.

Brolynho vence Infiltration na Eleague (Foto: Divulgação/Eleague)

A vitória contra Infiltration, durante o torneio “Eleague” de Street Fighter, em 2016, Brolynho começou a despertar interesse do cenário internacional com grande força. O carioca de 32 anos joga e treina Street Fighter há muitos anos, porém, em torneios informais e com amigos. Na última Liga Brasileira de Street Fighter, realizada no início de junho de 2017, ele ficou em primeiro lugar, superando até mesmo outros grandes nomes nacionais, como Keoma M. Pacheco – que neste ano ficou de fora do EVO.

O herói de Injustice 2

Além de Brolynho, outro nome de destaque no EVO 2017 é o de Bruno "Killer Xinok" Sousa, em Injustice 2. Ele é um dos atuais participantes da Liga Latina do jogo de luta de heróis e vilões da DC Comics e foi, inclusive, o primeiro a se classificar após os embates da primeira semana, no final de junho. Por isso, é considerado uma das esperanças do Brasil no game do estúdio NetherRealm.

Bruno "Killer Xinok" Sousa, de Injustice 2 (Foto: Reprodução/XLG)

Bruno teve um bom desempenho no torneio com o personagem Flash, e espera repetir a dose durante a disputa do EVO. Ele também participou do torneio no ano passado, no game Mortal Kombat X, mas ficou na posição de número 32. Em 2017, "Killer Xinok" vai competir por colocações contra outros 882 participantes, registrados para Injustice 2 – ainda que não diretamente.

Outros jogos, outros desafios

Outros brasileiros também participam pela primeira ou segunda vez no EVO 2017, em diversos jogos. No Street Fighter 5 os fãs também poderão torcer por José "StyleBug" Botelho e por Rubens "Asura" Monteiro. Este último jogador, "Asura", participará ainda de pelo menos outros dois jogos: os japoneses Guilty Gear Xrd: Revelator 2 e BlazBlue: Central Fiction.

EVO 2017: sete brasileiros estão no páreo (Foto: Divulgação/EVO)

Já o antigo jogo Ultimate Marvel vs. Capcom 3 participa do EVO 2017, mesmo antes do lançamento de Marvel vs. Capcom Infinite, e o lutador Bruno "BrunoJam" Silva é nosso representante nesta categoria. Por fim, o game Super Smash Bros. Melee contará com a dupla Davi "Ocapataz" Fabbro e Christiane "Milk Sheik" Flausino – a única mulher presente entre os brasileiros.

Qual é o seu game de luta preferido? Comente no fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo