O Google Maps já permite salvar lugares favoritos há algum tempo. Contudo, só recentemente o aplicativo de mapas ganhou a capacidade de organizar esses lugares em listas, como "Restaurantes favoritos" ou "Cachoeiras", por exemplo. Essas pastas podem ser compartilhadas com outras pessoas, facilitando não só o deslocamento até o local, mas também o planejamento de programas com amigos e familiares.

A função foi liberada para os aplicativos do Maps no Android e no iPhone (iOS), com procedimento idêntico nos dois sistemas. O tutorial a seguir mostra como criar listas de lugares no Google Maps e compartilhá-las com outras pessoas por meio de qualquer plataforma.

Aprenda a organizar os lugares salvos no Google Maps (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Passo 1. Toque no menu principal e entre em "Seus lugares".

... 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">

Caminho para menu "Seus lugares" do Google Maps (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 2. Dê um toque na aba "Salvos". Observe que o Google já criou algumas categorias de lugares. Para criar uma nova pasta, toque no botão de "+" no canto inferior da tela.

Categorias de lugares salvos criadas pelo Google Maps (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. A tela "Nova lista", na qual você deverá inserir um nome e uma descrição, será aberta. Se quiser já incluir um local, toque no ícone de "+" e insira o nome ou endereço, conforme o método normal do Google Maps.

Inclusão de local em nova lista criada no Google Maps (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Ao terminar de incluir os lugares, clique em "Salvar". Veja que a nova pasta com lugares salvos já aparece no Google Maps.

Lista de lugares salvos criada no Google Maps (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Para compartilhar a pasta com amigos, toque nos três pontinhos ao lado da categoria e selecione "Compartilhar lista". Em seguida, pressione "Continuar".

Compartilhamento de lista de lugares do Google Maps com outras pessoas (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Você pode compartilhar a lista de lugares pelo Google Drive ou qualquer outro aplicativo desejado. Escolha a opção - neste exemplo, o Facebook Messenger - e finalize o compartilhamento como de costume.

Envio de lista de lugares salvos no Google Maps pelo Facebook Messenger (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Qual melhor app concorrente do Waze e Google Maps? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo