A Cortana pode ser usada como assistente pessoal padrão no Android. Ao reprogramar o botão Home, o software da Microsoft toma o lugar do Google Now ou do Google Assistente no celular, criando um atalho em qualquer tela para acessar lembretes, compromissos e comando de voz. A alternativa é útil para quem usa Windows 10 no PC e quer sincronizar suas informações no smartphone.

O passo a passo a seguir requer a instalação e configuração prévia do app da Cortana no celular – veja como neste tutorial. O procedimento abaixo é válido para smartphones rodando o Android 6.0 Marshmallow ou superior.

Cortana pode ser usada como assistente virtual padrão no Android (Foto: Reprodução/Microsoft)

Passo 1. Acesse as configurações do Android e vá até a opção “Aplicativos”. Em seguida, toque no ícone de engrenagem na parte superior.

... 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">

Acesse sua lista de aplicativos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 2. No item “Assistência e entrada por voz”, toque em “App de assistência”.

Vá até a seleção de assistente padrão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Veja que o Google está definido como padrão, mas você pode selecionar a Cortana. Vai abrir uma janela que começa com a mensagem "Tornar Cortana seu assistente?" Confirme a mudança tocando em “Concordo”.

Seleciona a Cortana como assistente principal (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. A partir de agora, ao manter o botão de início do seu celular pressionado, o Android abrirá a Cortana no lugar do Google.

Acesse a Cortana em qualquer tela pelo botão Home (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A dica é importante para quem usa Windows 10 porque permite usar o mesmo assistente no PC e no celular. Ao inserir um lembrete, nota ou compromisso no computador, o mesmo conteúdo aparece na Cortana para Android com um atalho no Home.

O Google Assistente vai superar a Siri no iPhone? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo