O Kindle permite ao usuário definir uma senha de desbloqueio para a tela inicial – uma forma de proteger dados da biblioteca pessoal e o acervo de livros digitais da Amazon. Assim como no celular, o dono do aparelho precisa digitar um código para liberar o acesso. No entanto, o recurso não vem ativado por padrão e precisa ser configurado manualmente no e-reader.

A função é útil para evitar que informações pessoais caiam nas mãos de criminosos em caso de roubo. Além disso, ao bloquear o Kindle, usuários evitam que crianças acessem o leitor e comprem livros na loja online integrada ao aparelho. Aprenda, no tutorial a seguir, como criar um PIN para aumentar a segurança do dispositivo.

Kindle permite uso de senha para desbloqueio da tela inicial (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Passo 1. Abra o menu do Kindle, tocando sobre o botão com três pontos. Em seguida, acesse as "Configurações".

... 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">

Acesse as configurações do Kindle (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Em “Opções do dispositivo”, toque na opção “Senha do dispositivo”.

Localize a opção de senha de bloqueio (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Defina uma senha numérica e a repita no campo abaixo. No final, seu Kindle irá pedir o código escolhido para desbloquear antes de usar.

Defina uma senha para desbloquer o Kindle (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como trocar o PIN

Passo 1. Para alterar ou desativar o PIN do Kindle, volte ao menu de senha nas configurações.

Altere ou desative a senha (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Digite a senha que você definiu anteriormente para desativar ou mudar a numeração de acesso ao leitor.

Use o PIN configurado anteriormente para modificar o bloqueio (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

A senha do Kindle não é a mesma da sua conta Amazon, definida no Kindle para comprar livros online. O PIN de bloqueio serve somente para proteger o aparelho em si de acesso não-autorizado e funciona mesmo se o aparelho estiver em modo avião, ou seja, totalmente offline.

Kindle, Kobo ou Lev? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo