O Avast Free Antivirus recebeu a nova atualização Nitro Update, que promove algumas mudanças radicais no antivírus. A principal delas é a análise de vírus realizada na nuvem, o que na prática reduz o impacto do Avast no desempenho do computador chegando a deixar um PC com Windows 10 mais rápido com o aplicativo instalado, do que com o próprio Microsoft Windows Defender, diz a Avast.

Como checar se suas senhas são seguras e fortes usando Avast

Outro mecanismo que chama a atenção é o CyberCapture, que promete análise em tempo real de arquivos suspeitos. A nova atualização, que já está disponível aos usuários da plataforma, mantém funções conhecidas do Avast, como o SafeZone e proteção para redes domésticas.

A análise de vírus na nuvem permitiu reduzir o impacto do software no sistema operacional, já que boa parte do processamento requerido na hora de identificar um vírus é deslocado para servidores.

Nova edição do Avast chama atenção pelo aumento de desempenho e pelo recurso de varredura e identificação de ameaças na nuvem (Foto: Divulgação/Avast)

Boot 11% mais rápido

Testes da instituição AV-Comparatives, que examina sazonalmente os antivírus disponíveis, mostraram que computadores com o Avast Nitro Update rodando são mais rápidos do que aqueles que usam o Windows Defender, antivírus padrão da Microsoft. Sobre inicialização, o computador com Avast fica 11% mais rápido.

Como eliminar um vírus detectado pelo Avast? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Outro destaque interessante dessa aposta em processamento e identificação de ameaças de forma remota é o CyberCapture que busca a ambiciosa meta de identificar em questão de segundo ameaças e esquemas de distribuição de vírus ainda desconhecidos: a ideia é ficar um passo a frente dos criminosos, isolando arquivos suspeitos em um ambiente seguro, antecipando problemas.

Avast Nitro promete leveza e recursos na nuvem até para quem não paga pelo antivírus (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Em seguida, um canal de comunicação é estabelecido para que profissionais da Avast examinem os arquivos potencialmente infectados em busca de problemas. Depois que o arquivo é analisado, os profissionais da Avast entram em contato com o usuário para informa-lo sobre os resultados. Outro aspecto positivo é a oferta dessa nova função para a versão gratuita do Avast.

Além do Nitro Update, há seis recursos adicionais no Avast

  • Impacto Reduzido no Sistema:

    O tempo de boot é em média 11% menor. De acordo com pesquisa feita pela instituição de testes AV-Comparatives, o Avast tem no Windows 10 metade do impacto causado pelo Windows Defender.

  • CyberCapture:

    O CyberCapture defende e alerta os usuários sobre novas ameaças. Ela permite que a equipe de especialistas em análise de segurança da Avast se comuniquem com os usuários em tempo real.

    Novas Atualizações Mensais de Produtos:

    A Avast agora vai lançar novas atualizações e recursos de softwar

... e mensalmente. As atualizações são aplicadas automaticamente em todos os dispositivos.
  • Segurança HTTPS de Ponta

    Com o Web Shield, a Avast faz varredura de todos os sites com protocolo HTTPS, em busca de ameaças em potencial. Cerca de 30% de todo o tráfego da web hoje é feito em HTTPS. 

  • Segurança de Rede Doméstica Aperfeiçoada:

    Mais aperfeiçoado para roteadores, inclui detecção de mais 12 tipos de vulnerabilidades, protegendo contra sequestro de DNS e furto de credenciais bancárias e logins.

  • SafeZone browser Aperfeiçoado:

    Disponível para todos os usuários do AvastFree ou Premium. Rodando mais rápido, protege a privacidade em sessões isoladas para lojas e bancos. Além disso, tem recurso de bloqueio de anúncios.



  • >>> Veja o artigo completo no TechTudo