O seu roteador Wi-Fi pode ir muito além de conectar dispositivos em uma rede ou distribuir Internet. Um estudante da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, desenvolveu um projeto que usa o sinal Wireless para criar imagens em três dimensões. O projeto tem a pretensão de ser utilizado para a criação de imagens holográficas.

O estudo (Holografia por Radiação Wi-Fi, em inglês) foi criado por Philipp Holl, estudante de física de 23 anos. O projeto ainda está em fase de prototipagem, mas os detalhes já foram publicados pelo jornal Physical Review Letters.

Wi-Fi pode ser usado para criar imagens em 3D (Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo)

A radiação Wi-Fi é capaz de ultrapassar grande parte dos objetos, desde paredes de alvenaria até mesmo corpos de animais e humanos. Foi a partir desta ideia que Holl desenvolveu o seu estudo.

... 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">

Exemplo de como a radiação do Wi-fI pode ser utilizada para produzir imagens (Foto: Divulgação/UTM)

Para criar as imagens holográficas, são necessários um emissor de sinal Wi-Fi fixo em um ponto e um scanner de sinal móvel. A antena fixa serve como uma referência, já a móvel fica responsável por gravar o sinal Wireless de diferentes pontos. Uma característica interessante é que as antenas não precisam ser de grandes dimensões. As usadas em smartphones ou as internas de um roteador já são suficientes.

O sinal combinado das antenas são enviados para um computador. Um software cria diversas imagens em 2D, e depois as combina para criar um holograma 3D.

O resultado, por enquanto, não cria uma imagem 3D perfeita. Apenas mostra a silhueta dos objetos, provando que o conceito funciona. No futuro, a expectativa é que a tecnologia seja utilizada não só em pequenas proporções, mas em larga escala e com um detalhamento melhor.

A tecnologia poderia ser utilizada para mapear um prédio em poucos segundos. Outra aplicação seria no resgate sob escombros. Com as antenas posicionadas em um drone ou caminhão, seria possível localizar com precisão onde estariam os corpos.

Como colocar limite de velocidade no roteador? Veja no fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo