Para quem gosta de criar vídeos ou editar trechos de mídias pelo Android, um bom aplicativo pode ajudar bastante. Com ferramentas úteis, é possível fazer montagens e outras funções práticas no celular ou tablet. Você pode ainda compartilhar nas redes sociais ou enviar para amigos pelo WhatsApp ou Facebook Messenger.

Dubsmash, Moment Cam e mais apps para turbinar fotos e vídeos

Há várias opções para baixar no smartphone, desde programas completos a serviços de filtros, adesivos, adição de trilha sonora e texto. Confira a lista do TechTudo com cinco apps gratuitos - e em português - para editar vídeos. 

Conheça os cinco melhores editores de vídeos para Android (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

1) Magisto

O Magisto é um aplicativo bem simples para quem gosta de editar vídeos e fazer montagens divertidas para redes sociais. O software oferece diferentes estilos para adicionar à edição, como trilhas sonoras e títulos. Para completar, o resultado final é salvo na galeria interna do programa. Caso queira, você ainda pode visualizar vídeos de outros usuários do Magisto. Para guardar o arquivo, basta salvar no celular ou compartilhar o vídeo em redes sociais, como Facebook, Instagram ou até pelo mensageiro WhatsApp.

Magisto permite criar vídeos com edições personalizadas e divertidas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

2) VideoShow

A ferramenta permite fazer edições rápidas, como cortes de cenas, conversão de vídeos para MP3 e até compressão de tamanho. Além disso, ainda estão disponíveis no VideoShow ferramentas mais completas para adicionar temas, diversos filtros, músicas e edições personalizadas, que contam com adição de legenda, adesivos, dublagens e desenhos. A mídia pode ser compartilhada em redes sociais e mensageiros ou salvo na galeria do Android.

Aplicativo VideoShow permite aplicar filtros nas edições de vídeos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3) VivaVideo

...

O VivaVideo permite montar videoclipes divertidos com a câmera em tempo real, assim como editar vídeo já salvos no dispositivo. Com ele, é possível selecionar trechos específicos em montagens, aplicar temas, adicionar uma canção de fundo, adesivos e vários filtros animados. O aplicativo também oferece a opção de compartilhar o resultado em redes sociais, no YouTube e até por e-mail. O recurso é compatível com Android 4.0 ou superior.

VivaVideo vem com temas e ferramentas de edição completas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

4) InShot

O interessante do InShot é que o programa traz edições de vídeos para o Instagram, e mantém o arquivo no formato exigido pelo serviço, sem cortar partes do vídeo. Com isso, é necessário cortar o trecho da mídia que deseja, e as personalizações serão mostradas na tela, com item para adicionar bordas coloridas, músicas, emojis, texto, fundo, girar e espelhar o filme. O aplicativo é compatível com Android 3.0 ou superior.

InShot permite editar vídeos para o formato do Instagram (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

5) KineMaster

Por último, o KineMaster apresenta ferramentas bem completas para quem precisa fazer uma edição bacana nas mídias. Com visual mais elaborado, o app mostra uma linha do tempo na base, e o usuário precisa aplicar os efeitos em camadas. Na barra da lateral esquerda há incrementos como filtros, temas e ações como fade-in de áudio. Quem quiser pode fazer a própria narração. O resultado fica salvo em uma pasta interna e pode ser compartilhado na Internet. O KineMaster é compatível com Android 4.1 ou superior.

Kinemaster tem interface completa de edição com linha do tempo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Quer baixar apps gratuitos para Android? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo