Os headsets para o Xbox One servem para o jogador se comunicar com outros amigos durante as partidas e ouvir os sons dos jogos com mais precisão. Porém, para fazer valer o seu investimento e ter uma boa experiência, é preciso saber quais produtos são compatíveis com o padrão adotado pela Microsoft.

Ao comprar o console, o jogador receberá na caixa um headset mono, básico e muito frágil. Inevitavelmente, será preciso comprar um headset novo, seja para investir em um produto stereo, de maior qualidade, ou para substituir um que apresentou defeito ou quebrou. Portanto, entenda quais são os modelos de conectores disponíveis e saiba comprar um que seja compatível:

Saiba como escolher um headset para o Xbox One (Foto: (Foto: Divulgação/Sennheiser))

Antes de comprar um headset para o Xbox One, a primeira atitude é saber se ele tem entrada 3,5 mm. Se for um controle mais recente, com certeza ele já vem com essa conexão de fábrica, caso contrário, será necessário um adaptador, que é vendido separadamente.

... 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">

Controle Xbox One com conector de áudio de 3,5 mm (Foto: Divulgação/Microsoft)

Independentemente de o seu controle ter a entrada de 3,5 mm ou não, você pode conectar um adaptador para ter melhor domínio do som nas partidas, como deixar o microfone no mudo ou abaixar e aumentar o volume. Alguns headset não fabricados pela Microsoft já vêm com este adaptador, como no caso do Razer Kraken Xbox One, por exemplo.

Razer Kraken Xbox One é exclusivo do console da Microsoft (Foto: Divulgação/Razer)

Antes de escolher o seu headset, é preciso saber também que o conector do Xbox One utiliza um padrão de 3,5 mm diferente do usual. Existem dois padrões comunmente utilizados pela indústria, o Cellular Telecommunications Industry Association (CTIA) e o Open Mobile Terminal Platform (OMTP). A única diferença entre os dois é que as seções que comandam o microfone e o solo aparecem invertidas, como na imagem abaixo:

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Os dois padrões de conectores mais comuns do mercado (Foto: Divulgação/Microsoft)

Os conectores de áudio utilizados em computadores, tablets, smartphones e até no PlayStation 4 utilizam o padrão OMTP, o mais comum no mercado. Já o Xbox One fica isolado com o CTIA. Porém, se você já possui um headset OMTP, poderá conectar ao controle do XOne através de um adaptador que é vendido no varejo de eletrônicos.

Quando você tentar jogar com um headset que não é compatível, você pode até conseguir ouvir o som do jogo e o seu amigo falando, mas com um chiado incessante. Além disso, nenhuma pessoa no grupo conseguirá ouvir a sua voz.

Lista de modelos compatíveis

Além dos produtos oficiais da Microsoft, diversas outras fabricantes reconhecidas produzem headset exclusivos para o console, ou que já trazem adaptadores na caixa. Logitech, Razer e Turtle Beach são as marcas mais desejadas pelos fãs. O TechTudo possui uma lista de sugestões de headsets compatíveis com o controle do Xbox One.

A página de suporte da Microsoft alerta para o fato de que alguns headset são incompatíveis com controle do Xbox One, como os oficiais do Xbox 360 e o Mad Catz Tritton Warhead. Também são incompatíveis todos os conectores de 2,5 mm.

Fone de ouvido bluetooth: qual o melhor custo/benefício? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo