A trajetória do iPhone, um dos smartphones mais populares do planeta, não é feita apenas de sucessos. Vários problemas fazem parte de sua história. Inúmeros recalls de bateria, problemas com a antena e até mesmo casos em que aparelho entortava foram motivo de dor de cabeça de diversos consumidores pelo mundo.

Tais complicações nos celulares da Maçã tiveram repercurssões enormes na internet, correndo o risco até mesmo de manchar o nome da empresa – como você pode ver nas linhas a seguir.

Veja as polêmicas que envolveram iPhones ao longo dos anos (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

iPhone 4 e o Antennagate

... 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">

O iPhone 4S resolveu o problema do Antennagate (Foto: (Foto: Luciana Maline/TechTudo))

O iPhone 4 foi lançado no ano de 2010 e trouxe com ele um incômodo problema, que ficou conhecido como "Antennagate". Acontece que ao segurar o aparelho de uma determinada maneira, a mão do usuário bloqueava a antena de recepção do sinal de telefonia, fazendo com que a intensidade do sinal fosse diminuída e, em alguns casos, derrubando a ligação.

Isso causou o maior alvoroço na internet, fazendo com que Steve Jobs, que ainda estava vivo à época, convocasse uma coletiva de imprensa para explicar a situação e acalmar os ânimos. Ele chegou a lançar uma polêmica frase, lembrada até hoje: "Apenas evite segurá-lo desta forma".

A Apple também lançou bumpers minimalistas que impediam o contato da mão do usuário com a antena. O problema foi resolvido na geração seguinte, com o iPhone 4S.

iPhone 5 e o recall de bateria

iPhone 5 teve recall de bateria (Foto: (Luciana Maline/TechTudo))

Apenas dois anos depois do Antennagate, a Apple volta a enfrentar problemas com os iPhones. Desta vez foi com o iPhone 5, lançado em 2012. Os lotes que foram vendidos entre setembro de 2012 e janeiro de 2013 apresentavam um problema na bateria. Elas sofriam com uma queda brupta de durabilidade e obrigavam os usuários a recarregarem os iPhones com mais frequência do que o normal.

O problema só foi resolvido depois de um recall com todos os aparelhos defeituosos, onde a Apple trocou a bateria dos iPhones. Com isso, a Apple resolveu mais um problema, mas não escapou das polêmicas nas redes sociais.

iPhone 6 Plus e o Bendgate

iPhone 6 Plus entortava sem motivo aparente (Foto: (Foto: Reprodução/Unbox Therapy))

Outro problema nos iPhones que causou um grande barulho na internet aconteceu com o iPhone 6 Plus. O Bendgate, como ficou conhecido o episódio, teve tanta repercussão como o Antennagate mas, no caso, o problema tendia a ser mais sério. Usuários estavam reportando que seus iPhones estavam entortando no bolso, sem motivos aparentes.

Na época vários youtubers fizeram vídeos onde tentavam entortar à força os iPhones, o que não se mostrava tão simples como se pensava. Tanto é que apenas nove aparelhos, dos milhões vendidos no mundo todo, apresentaram deformação na carcaça sem motivo aparente.

iPhone 6S e o recall da bateria (de novo)

Novo problema de bateria com o iPhone 6 S (Foto: (Foto: Reprodução/Apple))

Com o lançamento do iPhone 6S um novo problema de bateria veio à tona. Dessa vez, porém, a polêmica era mais séria. Ao invés de perder capacidade de armazenamento, as baterias utilizadas em alguns exemplares do iPhone 6S desligavam repentinamente.

Reconhecendo o problema, a Apple também fez um recall dos aparelhos defeituosos, efetuando a troca da bateria. Em comparação com o problema do iPhone 5, o número de aparelhos afetados aqui foi bem menor.

iOS 10.1.1 e um novo problema de bateria

iOS 10, sistema do iPhone 7, teveproblemas com a bateria (Foto: (Foto: Thássius Veloso/TechTudo))

Com a chegada do iOS 10.1.1, em outubro de 2016, um novo problema de bateria surgiu. Vários usuários estavam relatando, tanto nas redes sociais como nas páginas de suporte da Apple, que o aparelho desligava repentinamente depois de atingir uma certa porcentagem de bateria, geralmente ao chegar aos 30%. Diferentemente dos outros casos, a Apple não fez recall de bateria.

iPhone 7 vermelho no Brasil: o que vocês acharam do preço? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo