A tecnologia de localização geográfica — amplamente usada em celulares — permite que vários serviços baseados na web como sites, redes sociais e mensageiros possam customizar seus conteúdos para se adequarem a necessidades específicas, como previsão do tempo e notícias locais. Apesar de estes recursos estarem ativados por padrão em muitos navegadores, existem casos em que os usuários podem preferir não revelar estas informações. Para desativar localização atual de navegadores no PC, confira estas dicas rápidas.

Microsoft Edge

Localização pode ser desativada nas opções do Windows 10 (Foto: Reprodução/Windows)

App do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O serviço de localização do novo navegador da Microsoft pode ser desligado diretamente nas configurações do Windows 10. Para fazer isso, abra a janela “Configurações” e clique em “Privacidade”. Selecione a opção “Localização” no menu lateral, encontre o Microsoft Edge e desmarque-o.

Chrome

... 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">

Localização está no menu de privacidade do Chrome (Foto: Reprodução/Chrome)

Abra o menu de configurações do navegador do Google, vá até a parte inferior e clique em “Mostrar configurações avançadas”. Em seguida, localize a aba “Privacidade” e clique em “Configurações de conteúdo”. Uma nova janela se abrirá. Em “Localização”, e clique em “Não permitir que sites rastreiem minha posição”.

Opera

Menu do Opera é semelhante ao encontrado no Chrome (Foto: Reprodução/Opera)

As configurações de localização do Opera podem ser encontradas no menu de opções do navegador. Clique em “Sites” no menu lateral e, em seguida, localize a opção “Local” e clique em “Não permitir que sites rastreiem minha posição”.

Firefox

Opções do Firefox estão escondidas em configurações avançadas (Foto: Reprodução/Firefox)

O acesso às configurações do Firefox é mais complexo que o de outros navegadores. Para começar, digite “about:config” (sem as aspas) na barra de entrada de texto e tecle Enter. Em seguida, digite “geo.enabled” na barra de pesquisas. Neste momento, esta opção deve ser a única exibida na tela. Dê cliques duplos nela até que ela exiba o valor “false” para desabilitar o recurso.

Internet Explorer

Configurações do Internet Explorer podem ser alteradas no Windows (Foto: Reprodução/Windows)

Caso você ainda use o antigo navegador da Microsoft, é possível desabilitar as opções de localização diretamente nas configurações do Windows. Para isso, entre no Painel de Controle e abra a opção “Configurações de Internet”. Em seguida, clique na aba “Privacidade” e, por último, marque a opção “Nunca permitir que sites da web solicitem sua localização física” no Internet Explorer.

Safari

A localização do Safari é controlada diretamente nas configurações de privacidade dos computadores com Mac OS. Saiba como acessar, descobir quais apps estão rastreando a sua máquina Apple e modificar as opções disponíveis.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo