O Next Lock Screen é um aplicativo da Microsoft que promete turbinar a tela de bloqueio do celular Android. Disponível gratuitamente, o app muda a aparência do display com atalhos úteis para aplicativos mais utilizados, conectividades do telefone e os contatos mais frequentes.

Além disso, há diversas opções de papéis de parede para personalização e até um modo de economia de bateria para que seu celular dure mais. Aprenda neste tutorial a configurar o Next Lock Screen e mudar o visual da tela de bloqueio.

App que tira foto quando erra senha: veja opções para proteger celular

Aprenda a usar app que transforma a tela de bloqueio do celular (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Como fazer a instalação do Next Lock Screen

Por se tratar de uma aplicativo que substitui uma área tão importante quanto a tela de bloqueio, o Next Lock Screen precisa de algumas permissões após a instalação. Confira como fazer a primeira configuração do app:

Passo 1. Após baixar o Next Lock Screen no TechTudo Downloads, abra o app e toque em “Vá para as configurações iniciais” na tela inicial.

Passo 2. Selecione "Habilitar notificações".

Next Lock Screen precisa de permissões no Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Na tela que seguinte, habilite o Next tocando na chave ao lado do app.

Passo 4. No aviso, toque em “Permitir”.

Dê permissão para que o Next Lock Screen acesse as notificações (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. De volta ao Next, clique em “Habilitar Câmera e alarme”.

Passo 6. Na janela “Apps com acesso ao uso”, toque no Next.

Next Lock Screen também precisa de acesso ao uso no Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 7. Clique na chave ao lado de “Permitir acesso de uso” para ativar.

Passo 8. De volta ao app, toque em "Introdução" e avance até o fim da demonstração.

Clique em "I
... ntrodução" após conceder todas as permissões ao Next no Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Agora o Next já está configurado. Note que uma notificação com um “N” aparecerá na parte de cima da tela. Isso significa que o app está ativo.

Como personalizar a tela de bloqueio do Next

O Next traz uma tela de bloqueio altamente customizável, permitindo escolher opções de segurança, personalizar notificações e também atalhos para a tela principal. Para alterar essas configurações, basta abrir o ícone do aplicativo na gaveta de apps do Android. Confira alguns destaques:

Ativar/Desativar o Next: A qualquer momento, o usuário pode voltar para a tela inicial padrão do Android sem desinstalar o Next. Basta clicar na chave ao lado de “Habilitar tela de bloqueio para Next”.

Next Lock Screen pode ser desabilitado para usuário voltar a usar tela de bloqueio do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Modo de bloqueio de tela: Ainda nas configurações gerais do Next, o usuário pode escolher como deseja fazer proteger o seu celular. É possível escolher entre bloquear com um PIN ou desenho, usar impressões digitais em aparelhos compatíveis ou seguir usando o bloqueio do próprio Android.

Next permite que o usuário use a senha do Android ou do próprio app no bloqueio (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Papel de parede: O Next tem um recurso muito interessante e familiar para quem utilizou o Windows Phone: o papel de parede do Bing. Ao ativar essa função, o aplicativo alterará a imagem da tela de bloqueio a cada 24 horas. Além disso, é possível também escolher fotos da galeria do telefone ou da coleção trazida pelo próprio app da Microsoft.

Next Lock Screen traz diversas opções de papel de parede disponíveis gratuitamente (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Modo de economia de energia: O Next possui um modo de economia de energia embutido que promete consumir menos energia com o telefone bloqueado. É possível habilitá-lo de duas formas: permanentemente ou quando o telefone estiver com pouca carga. Nesse caso, o app pode reduzir o brilho da tela, impedir a atualização de widgets e até mesmo desabilitar a vibração do telefone.

Next Lock Screen tem modo de economia de energia embutido (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pesquisa do Bing: O aplicativo da Microsoft traz a possibilidade de fazer buscas no Bing sem destravar o aparelho. Basta habilitar essa função e, na tela de bloqueio, arrastar o dedo para cima e, logo após, tocar barra do buscador. Toda a pesquisa será feita em uma navegação privada.

Next Lock Screen permite que o usuário pesquise no Bing sem desbloquear telefone (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Notificações: Assim como a tela de bloqueio padrão do Android, o Next também pode exibir notificações de aplicativos. No entanto, o app da Microsoft traz controles mais completos de privacidade, prioridade de alertas, compromissos do calendários e ligações, entre outros. Por fim, é possível definir se deseja que a tela do aparelho seja ligada sempre que uma nova notificação chegar.

Next Lock Screen permite que o usuário configure as notificações de aplicativos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Personalizar barra de aplicativos: Ao arrastar o dedo para cima, o Next revela uma barra com atalhos para os aplicativos mais usados e contatos frequentes. Nas configurações, o usuário pode definir como e se os apps e contatos serão exibidos, qual a melhor forma para abri-los e ocultar determinados programas para aumentar a sua privacidade.

Next possui lista de atalhos de aplicativos e contatos na tela de bloqueio (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Agora você já sabe como personalizar a Next para deixar a sua tela de bloqueio muito mais funcional.

Gestos e atalhos na tela de bloqueio

Após configurar e personalizar o Next, basta conhecer os gestos usados para para acessar funções na tela de bloqueio. Para desbloquear o aparelho, arraste o dedo para baixo. Já se quiser acessar a a lista de atalhos de aplicativos, contatos e conectividades, basta fazer o movimento contrário: de baixo para cima.

Next Lock Screen traz navegação por gestos para acessar atalhos, desbloquear e trocar de papel de parede (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O Next possui ainda atalhos para a câmera do aparelho, permitindo tirar fotografias de forma mais rápida, player de música e botões para limpar notificações sem precisar desbloquear o sistema. Por fim, é possível mudar o papel de parede ao tocar no ícone do Bing e arrastando os dedos para os lados.

Como recuperar PIN para desbloquear tela do Android? Comente no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo