Problemas de lentidão na inicialização do computador podem acontecer ao fazer a atualização do sistema operacional da Microsoft — do Windows 7 ou Windows 8 para Windows 10, por exemplo. O motivo por trás disso é um "bug" que inclui uma tela preta, logo após a animação do Windows. Com alguns truques é possível resolver o erro. Veja, nesse tutorial, como corrigir o problema de lentidão na inicialização do Windows 10.

Descubrfa como resolver problemas na inicialização do Windows 10 (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Ative a inicialização Rápida

A inicialização rápida permite agilizar o carregamento do sistema automaticamente. Veja como usá-la.

Passo 1. Digite "opções de energia" (sem as aspas) na caixa de busca do Windows 10. Quando aparecer, clique no item "Opções de Energia do painel de controle do Windows";

... 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">

Acessando as opções de energia do Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 2. Em "Opções de Energia", clique em "Escolher a função dos botões e energia";

Acessando a opção "Escolher a função dos botões e energia" (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 3. Se a opção de ativação da inicilização rápida não estiver visível, clique em "Alterar configurações não disponíveis no momento";

clicando em "Alterar configurações não disponíveis no momento" (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 4. Agora, caso esteja desativado, marque a opção "Ligar inicialização rápida" e clique em "Salvar alterações".

Ativando a inicialização rápida (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Utilize o atraso para inicialização de serviços

Outro truque que pode melhorar a velocidade de inicialização do Windows é ativando um "atraso" na execução de alguns serviços. Para isso, faça o seguinte:

Passo 1. Pressione as teclas ''Windows + R'' simultaneamente. Quando aparecer a janela "Executar", digite "services.msc" (sem as aspas) e clique no botão "OK";

Acessando o gerenciador de serviços do Windows (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 2. Na janela "Serviços", clique com o botão direito sobre o serviço que você quer modificar. No menu que será exibido, clique na opção "Propriedades";

Abrindo a janela de propriedades de um serviço (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 3. Em seguida, clique na seta ao lado do campo "Tipo de inicialização" e depois na opção "Automático (Atraso na Inicialização)". Confime a mudança, clicando no botão "OK".

Ativando o atraso na inicialização do serviço (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Repita o processo para todos os serviços que você quer atrasar, mas teste bem cada um deles antes de reiniciar o sistema.

Desative aplicativos de inicialização

Também é possível fazer uma inicialização limpa do Windows. Isso faz com que o sistema seja executado usando um conjunto mínimo de drivers e programas de inicialização, eliminando conflitos de software que ocorrem quando você instala ou executa um programa, ou faz uma atualização no sistema operacional.

Atualize seu sistema

Às vezes, o Windows tende a ficar mais lento. E a razão pode ser um driver ou um bug em uma atualização. Assim, a maneira fácil de corrigir esse tipo de problema é verificar as atualizações.

Para verificar as atualizações do Windows disponíveis, clique no menu Iniciar, em Configurações (o ícone da engrenagem) e selecione a opção "Atualização e segurança". A partir desse ponto você pode ver as atualizações disponíveis.

Acessando as atualizações do Windows 10 (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Redefina o Windows

O Windows 10 vem com um recurso que permite aos usuários redefinir o sistema e, na maioria das vezes, isso pode melhorar a velocidade de carregamento. Antes de restaurar as configurações de fábrica do Windows 10, faça um backup do sistema.

Pronto! Depois de aplicar essas dicas no seu sistema, o Windows iniciará mais rápido.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo