O teclado virtual Gboard para Android ganhou uma ferramenta que deve facilitar a vida de quem tem dificuldades para achar emojis no celular. Liberada nesta semana, a versão 6.3 beta do aplicativo do Google é capaz de buscar e sugerir as figurinhas com base no desenho do próprio usuário.

A ferramente deve ser liberada em breve para todos os usuários, incluindo os donos de iPhone (iOS). Para usar o recurso, por enquanto, é necessário realizar a inscrição no programa de testes do Gboard na Play Store.

Gboard agora sugere emojis com base nos desenhos do usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O funcionamento é o seguinte: basta tocar no botão de emoji do teclado e, na caixa de pesquisa, pressionar o ícone de lápis. Feito isso, o aplicativo começará a sugerir rostinhos com base nos traços que você fizer.

A nova busca de emojis do teclado lembra bastante outra ferramenta do Google voltada para desenhos do usuário. Lançado em abril, o Auto Draw é uma espécie de Paint que reconhece os rabiscos feitos na tela e sugere versões melhoradas da figura para o trabalho.

Melhorias também em buscas na web

A versão 6.3 beta do Gboard inclui ainda outras mudanças em algumas funções do teclado. Ao fazer uma busca, o aplicativo retornará com cards que podem ser deslizados horizontalmente, no formato de carrossel. Além disso, esses cartões poderão trazer atalhos para compartilhar, abrir página da web ou, no caso de lugares, com ícones para obter direções e ligar.

... photo">

Gboard ganhou melhorias nas buscas no Google e por GIF (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

A busca por GIF também recebeu melhorias na velocidade e um novo atalho. Ao tocar no botão do Google para fazer uma pesquisa na Internet, o usuário agora pode convertê-la rapidamente em uma pesquisa por imagens animadas ao tocar em "GIF" na parte inferior da tela.

Como resolver falha no teclado virtual do celular? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo