O mundo dos jogadores de videogame n?o ? mais o mesmo. Divulgada na Campus Party deste ano, a Pesquisa Game Brasil 2015 provou isso. Realizado pela Sioux e Blend New Research, o estudo revelou que hoje os jogos para smartphone s?o o tipo de conte?do mais baixado, deixando aplicativos de comunica??o e entretenimento para tr?s. Al?m disso, 71,2% dos pais entrevistados disseram gostar quando os filhos jogam, com algumas ressalvas, por?m.

The Game Awards 2014: confira a lista com os jogos vencedores

Uma das modalidades preferidas dos jogadores s?o os games de futebol. (Foto: Divulga??o)

A pesquisa mostrou que o brasileiro continua com um perfil multiplataforma: 78,6% dos entrevistados jogam em mais de um dispositivo. Mas, atualmente, o smartphone ? o aparelho campe?o, com 82,8%. Inclusive, o dispositivo tirou a lideran?a dos computadores/notebooks. Surpreso? As empresas explicaram que a mobilidade do celular ? um fator determinante nessa lideran?a, j? que 86,2% do uso ocorre durante o tr?nsito.

Guilherme Camargo, CEO da Sioux, comentou os desafios que os programadores t?m pela frente. "O mercado mobile se consolida como a maior plataforma de jogos, por?m, a barreira da compra continua sendo o maior desafio para quem desenvolve, uma vez que 75% das pessoas s? fazem downloads gratuitos", afirmou. O executivo da Blend, Lucas Pestalozzi, mostrou o principal motivo para o baixo consumo de jogos pagos: para 57,3% dos entrevistados, sempre existem op??es gratuitas.

E agora ? com elas. O CEO da Sioux Guilherme Camargo afirmou que as mulheres j? s?o 47,1% do p?blico gamer, e a faixa et?ria mais representativa ? de 15 a 34 anos. Em 2013, elas representavam 41% dos jogadores no Brasil. "Apesar de toda a popularidade da categoria games em ambos sexos e idades, apenas 9,3% se considera "gamers de verdade" uma vez que a grande maioria joga como uma forma de entretenimento casual", disse. ?

GTA 5 foi eleito pelos jogadores como o melhor lan?amento de 2014. (Foto: Divulga??o)

Mas os consoles n?o ficaram de lado. A pesquisa divulgou quais fazem mais sucesso: o Xbox 360 ? o mais popular, com 42,9% de jogadores, superando o PlayStation 2 com 38,9% e o PlayStation 3 com 30,3%. J? para a oitava gera??o de videogames, o principal produto ? o PS4, com 10,4% dos gamers, seguido do Xbox One com 7% e Wii U 2,2%.

O sistema operacional mais popular entre os gamers ? o

... Windows 7, com 44,2% de usu?rios, seguido do Windows 8 (33,9%). Al?m disso, a compra dos jogos para consoles ocorre principalmente nas lojas f?sicas (52,7%), seguidas das lojas online (33,3%). Mas apenas 7,6% compram diretamente nas plataformas online como Xbox Live e PlayStation Network.

Os gamers tamb?m elegeram o GTA 5 como o melhor lan?amento de 2014 em rela??o ao pre?o, disponibilidade, localiza??o e jogabilidade. FIFA 2015 ganhou o segundo lugar. J? as modalidades preferidas para os console s?o A??o/Tiro, Aventura e Futebol.

Qual o melhor jogo de 2014? Comente no F?rum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo