A Microsoft lançou recentemente uma atualização para o Windows 10 Creators Update, a Build 16176, que promete reduzir o consumo de energia do sistema operacional em notebooks. O novo recurso, chamado de Power Throttling (limitação de potência, em tradução literal), tem capacidade de gerenciar melhor as tarefas em segundo plano e aumentar a vida útil da bateria. 

Como baixar a ISO do Windows 10 Creators Update com instalação limpa

A iniciativa é fruto da tentativa da Microsoft de oferecer mais mobilidade aos seus usuários. A atualização visa claramente os sistemas operacionais instalados em notebooks, que configuram boa parte da base instalada de usuários. Com esse novo modo de economia de energia, a empresa de software espera estender um pouco mais a autonomia das baterias dos notebooks.

Build 16176 do Windows 10 promete consumir menos energia da bateria (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)
 
 
 

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Como funciona o Power Throttling?

Quando o Power Throttling estiver ativado, o sistema fará uma avaliação dos processos que estão em execução. A partir de então, define quais são mais importantes no momento e quais podem ser deixados em segundo plano. Com isso, é capaz de definir quais devem receber mais poder de processamento.

Imagine que você esteja editando uma imagem no Photoshop. O Windows identificará que os processos relativos ao editor de imagem são mais importantes e, por isso, devem receber prioridade por parte da CPU. Os demais processos, como abas do navegador ou players de música, serão colocados em segundo plano e, portanto, receberão menos atenção do processador.

Preciso fazer backup ao atualizar para o Windows 10? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Windows colocará processos não essenciais em segundo plano para economizar energia (Foto: Divulgação/Microsoft)
 
 
 

Consumo 11% menor da bateria

Isso s

... ignifica que a CPU não precisará gastar energia com pulsos de clock para processar tarefas não essenciais naquele momento. Segundo a Microsoft, nos testes realizados com esse novo modo de energia, foi possível economizar cerca de 11% de bateria dos notebooks. Ao utilizar o Power Throttling, a tarefa principal é realizada em menos tempo e com menos gasto energético da máquina.

Entretanto, a novidade ainda está em fase de testes e, por enquanto, é compatível apenas com processadores Intel de 6ª geração ou superiores. Estamos falando dos chips Kaby Lake e Skylake. Entretanto, a Microsoft espera dar compatibilidade a processadores mais antigos em breve.

Via Microsoft


>>> Veja o artigo completo no TechTudo