Com a chegada do Windows 10 Creators Update, o Microsoft Edge, navegador da Microsoft, ganhou novidades. Com as mudanças, a fabricante defende que o browser é, atualmente, o navegador com o menor consumo de energia da bateria dos notebooks. A companhia chegou a essa conclusão após fazer alguns testes de desempenho e comparar os resultados com as versões mais recentes dos concorrentes Google Chrome e Mozilla Firefox.

Como usar o Windows 10 Update Assistant Tool 

Em um dos testes divulgados, a Microsoft usa como metodologia reproduzir vídeos do site Vimeo em tela cheia, usando a Internet por conexão Wi-Fi, nos três navegadores citados: Firefox, Chrome e Edge. Os resultados mostram o tempo que a bateria durou em cada um dos casos, sendo 424 minutos com o Firefox 52, 557 minutos com o Chrome 57 e 751 minutos com o Edge.

Microsoft Edge promete economizar a bateria do seu notebook com Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Sendo assim, de acordo com a própria Microsoft, o Edge utiliza 31% menos energia do que o Chrome 57 e 44% menos do que o Mozilla Firefox 52. Em outras palavras, o notebook com Edge atualizado conseguiu rodar vídeos do Vimeo três horas a mais do que o navegador do Google. Para a empresa, isso só é possível com as otimizações implementadas do motor do browser, que incluem a adoção do HTML5 no lugar do Adobe Flash Player e melhorias na eficiência dos iframes.

Teste com os três navegadores mais populares (Foto: Divulgação/Microsoft)

Os testes foram conduzidos em três dispositivos “Surface Book” rodando a compilação 15063 do Windows 10. Cada um deles foi configurado com processador Intel Core i5-6300, 8GB de RAM e placa gráfica Intel HD Graphics 520. Para alcançar o resultado desejado, todos os dispositivos sofreram uma série de ajustes como desligar a conexão por Bluetooth e o rastreio de localização, deixar o volume no mudo e o brilho da tela em 75%.

Outras melhorias no Microsoft Edge

A chegada da atualização Creators Update ao Windows 10 também trouxe alguns novos recursos ao Microsoft Edge, como o leitor nativo de eBooks encon

... trados e baixados na Windows Store.

Além disso, o navegador também ganhou uma nova função que salva as guias aberta em uma aba para serem acessadas depois, opções de compras com a carteira digital Microsoft Wallet e novas extensões.

Em vídeo, Microsoft mostra teste com Firefox, Chrome e Edge

Via Blog do Windows e Digital Trends


>>> Veja o artigo completo no TechTudo