Gran Turismo é uma famosa franquia de jogos simuladores de corrida exclusiva da Sony e criada por Kazunori Yamauchi. Os games impressionam com seu grande realismo e mantém um apelo para a simulação nas partidas de arcade. Confira agora algumas curiosidades da série:

Gran Turismo 6: confira dicas para mandar bem no game

Gran Turismo: Confira algumas curiosidades da série (Foto: Divulgação)

Campeonato com carros de verdade

A ligação entre a franquia e o automobilismo real vem se estreitando cada vez mais nos últimos anos. A GT Academy, realizada pela Nissan e Sony, vem colocando os melhores jogadores do game em carros de verdade para competir desde 2008. Na edição do ano passado, em 2013, mais de 400 mil pilotos virtuais se inscreveram para competir em carros de verdade em Silverstone.

Campeonato da Nissan Academy com os jogadores de Gran Turismo (Foto: Divulgação)

Inspiração para as montadoras

O game Gran Turismo 6 vem sendo usado pelas próprias montadoras para desenvolver novos carros, uma vez que o simulador é, muitas vezes, melhor do que as próprias tecnologias disponíveis no mercado. O processo funciona com os modelos dos carros sendo criados no próprio game para que os aprimoramentos e retoques possam ser desenvolvidos ao redor de seu desempenho. Para ter uma ideia, Toyota e Mercedez já apresentam carros desenvolvidos no simulador.

Ayrton Senna para o Brasil

A franquia também presta uma homenagem ao famoso piloto brasileiro e ex-campeão, Ayrton Senna. No game Gran Turismo 6, o jogador pode correr com mais de 12 variações do carro Honda NSX, desenvolvido a partir de uma parceria entre o ex-piloto e a Honda. Um deles é o famoso 1992 NSX-R.

Homenagem da série ao piloto brasileiro Ayrton Senna (Foto: Divulgação)

Certificação pela FIA

O game Gran Turismo 6 oferece uma experiência tão realista das máquinas de alta velocidade, que acabou sendo o primeiro videogame da história a receber uma certificação da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). A entidade acredita que o game vem desempenhando um papel importante para a atração de novos talentos e fãs para o automobilismo e resolveu oficializar as coisas.

O primeiro de muitos

Em Gran Turismo 4, os jogadores podem experimentar o carro mais antigo da franquia toda, o Mercedes-Benz Patent Motor Wagon de 1886. O carro é considerado o primeiro do mundo todo, pois é o primeiro veículo impulsionado por um motor, patenteado por Karl Benz.

Modelo da patente de Karl Benz (Foto: Reprodução / Wikipedia)

Diretamente do designer

Em Gran Turismo 4, o carro Nike One 2022 possui um código Morse no seu lado direito, que caso seja lido de trás para frente, pode ser decifrado como “www.phil-frank.com”, o site do designer do automóvel. Parece que o modelo também conta com um código no interior do pneu, mas ainda não foi decifrado.

Ruas que existem

Em Ronda, na Espanha, há uma rua chamada de

... “Paseo de Kazunori Yamauchi”, em homenagem ao piloto profissional, CEO da Polyphony Digital e game designer da série Gran Turismo, Kazunori Yamauchi. Além disso, na cidade de Bathurst, na Austrália, você poderá cruzar pela rua “Gran Turismo Drive”.
Criador da série em rua na Espanha que leva seu nome (Foto: Divulgação)

Nostalgia

Ao dirigir pelo circuito de Seattle, é possível ver o Kingdome (antigo estádio de uso múltiplo da cidade, lar dos Seattle Seahawks da NFL) ao lado do estádio atual, o Safeco Field. O Kingdome foi demolido em março de 2000, mas foi introduzido no game pela nostalgia.

Influências na música

A banda sueca The Cardigans disse em entrevista que seu álbum Gran Turismo é devido ao primeiro jogo da série, que acabaram jogando demais em suas viagens. A canção “My favorite game” é um referência à dedicação da banda no jogo. A Polyphony Digital agradeceu à banda colocando um remix da música na entrada de Gran Turismo 2. Isso que é agradecimento!

Qual o melhor game de corrida? Comente no fórum TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo