A NVIDIA anunciou a chegada da nova Titan Xp, placa de vídeo que substitui a Titan X de 2016 e assume o trono de mais poderosa do mundo, superando a GTX 1080 Ti. As principais novidades que permitem esse salto de performance na placa estão no interior do processador gráfico.

GTX 1080 Ti: GeForce da Nvidia chega como a placa mais rápida do mundo

A Titan Xp traz maior capacidade de processamento graças ao aumento dos núcleos e da velocidade máxima atingida por eles. No momento, ela está disponível para compra no site oficial da Nvidia nos Estados Unidos por US$ 2.000 (cerca de R$ 3.740 em conversão direta).

Nova super placa da Nvidia teve lançamento discreto, realizado via Twitter (Foto: Divulgação/Nvidia)

O grande diferencial da nova Titan Xp está no processador. A GPU GP102 conta com 3.840 núcleos CUDA, contra os 3.584 apresentados pela Titan X anterior e pela GTX 1080 Ti. Além dessa vantagem, o novo modelo tem velocidade maior, rodando a 1.582 MHz, contra os 1.531 da Titan X.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Com fôlego para superar a 1080 Ti, a nova Titan Xp se coloca como principal placa de vídeo para quem pode gastar mais e busca um hardware capaz de suportar as demandas dos títulos de próxima geração da realidade virtual, bem como do 4K. No restante das especificações, a Titan Xp segue chamando a atenção.

Embora a quantidade de RAM repita os 12 GB de GDDR5X encontrados na GTX 1080 Ti, há uma diferença importante: na nova placa, a memória funciona a velocidades maiores, o que permite que a linha de comunicação entre RAM e GPU atinja 547 GB/s, quantidade de banda muito superior aos 480 GB/s da Titan X do ano passado.

... 695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2017/04/06/titan-xp-a.png" width="">Placa ganha reforço no processador e na velocidade de memória (Foto: Divulgação/Nvidia)

Um detalhe interessante: a Nvidia conseguiu manter a Titan Xp nas mesmas dimensões físicas e alimentada pela mesma quantidade de pinos da Titan X anterior. A placa ainda não tem data e preços anunciados para uma eventual chegada no Brasil.

Via Nvidia


>>> Veja o artigo completo no TechTudo