O Skype liberou novos recursos, na última sexta-feira (30), para o aplicativo para celular e programa para desktop do mensageiro. As funcionalidades rivalizam com o WhatsApp, como a criação de marcadores para mensagens, uma tela para revisar de mídias antes do compartilhamento e rascunhos em conversas.

Além das novas funções, a plataforma também ganhou um novo visual para que as mensagens do Skype fiquem em uma coluna à direita, enquanto o lado esquerdo exibe a lista de conversas. Liberado inicialmente para Windows, a interface renovada chega agora ao Linux e macOS para deixar os chats com um visual mais clássico que lembra o estilo usado pela Microsoft no antecessor do Skype, o antigo MSN Messenger.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A nova função para criar marcadores é ideal quem deseja indicar mensagens importantes. Os textos demarcados pelo usuário podem ser acessados a partir da descrição do perfil, e são organizados em uma lista de "marcações" para que seja possível acessar as mensagens no histórico de um chat.

Assim como as conversas fixadas do WhatsApp, o Skype agora conta com uma opção para marcar chats como importantes. No celular, o recurso é ativado ao manter uma conversa pressionada, enquanto no PC a opção surge ao clicar sobre a descrição de um chat com o botão direito do mouse.

As mensagens não enviadas são automaticamente salvas como rascunho, do mesmo jeito que como acontece, por exemplo, no Gmail. Se o usuário inicia a digitação de um texto e sai do chat, a tag "[rascunho]" é exibida na descrição do chat, indicando que o texto não foi enviado e foi salvo na plataforma para ser editado no futuro.

Um recurso que pode evitar problemas é a confirmação de envio de mídias. Dessa maneira, o usuário pode revisar vídeos e fotos antes do envio, o que garante que nenhum arquivo seja compartilhado por engano. O recurso também permite que uma descrição seja anexada nas mídias. Para evitar a confusão visual

... causada pelo compartilhamento de muitos arquivos, o sistema do mensageiro passou a agrupar miniaturas, outra característica comum ao WhatsApp.

Como gravar vídeos do Skype no computador? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo