Casemod ? a arte de customizar o gabinete do computador baseado em algum tema de interesse, e essa palestra realizada na Campus Party 2015, no Palco Saturno, tirou boa parte das d?vidas dos campuseiros e deu dicas de como ingressar nessa arte e deixar seu computador mais personalizado.

Acompanhe a cobertura da Campus Party 2015?

Na sequ?ncia, UP, Capit?o Am?rica e Homem Aranha em casemods da Campus Party (Foto: Marcelo Paiva / TechTudo)

Inspira??o

Todo casemoder deve se inspirar em algo para customizar seu desktop. Essa inspira??o pode vir de filmes, seriados, desenhos, HQs, carros entre outros. Portando, se voc? deseja come?ar nessa arte, imagine algo que voc? goste muito! Encontrou? Ent?o ? hora de deixar seu gabinete com essa cara.

Tema x Sem tema

Isso ? um paradoxo, como assim sem tema? Bom, para responder isso vamos come?ar do mais f?cil, o tema. Ser tem?tico ? ser baseado em algo de interesse e seguir de maneira fiel a esse projeto. Decidiu usar um carro como tema? Ent?o voc? deve seguir o modelo do carro, e as cores para construir seu gabinete. Diferentemente, projetos sem tema s?o mais livres, onde a inspira??o ? bem mais indireta para o projeto, como por exemplo, escolher simplesmente uma cor. Feito isso, toda a personaliza??o do computador ser? entorno somente desse aspecto deixando o projeto mais livre para modifica??es.

Projeto

Ap?s escolher seu tema, chegou a hora de ir para o papel, ou para o computador e projetar seu gabinete. Esse projeto poder? ser realizado na forma de desenho livre onde voc? colocar? o modo como ? esperado que seja o resultado final. Tamb?m h? quem fa?a os projetos no computador usando programas como Photoshop e Sketchup. Escolha a ferramenta que mais lhe agrade para realizar seu.

Esteja atento ?s limita??es

Todos temos limita??es quando lidamos com hobbies, programe-se dentro destas. Atente para o tempo gasto no desenvolvimento do projeto, as ferramentas necess?rias, as habilidades individuais de cada um e principalmente os recursos que se disp?e para iniciar a customiza??o. Esses aspectos s?o importantes pois indicar? a necessidade de uma altera??o do projeto, ou de ver o gabinete pronto.

Se mantenha dentro do or?amento

Podemos imaginar que essa arte n?o ? barata de se fazer, portanto, estabele?a um or?amento e se mantenha dentro dele. ? muito f?cil se empolgar com pe?as de ?ltima gera??o, ou aquela tinta super especial, projete algo que caiba no seu bolso e n?o fa?a gastos exagerados. Um casemod pode ser feito sem custo nenhum, somente com material que possu?mos em casa, ou at? mesmo gastando uma pequena fortuna. Projete o seu de acordo com seu desejo e disponibilidade financeira no momento.

... p>

Acabamento, capricho e paci?ncia

A ?ltima dica e n?o menos importante ? a paci?ncia. Ao realizar um casemod devemos pensar que existam pe?as fr?geis e caras contidas no seu gabinete, ter paci?ncia na montagem garante que esses componentes se mantenham inteiros. Al?m disso, sua paci?ncia refletir? o seu capricho na execu??o do projeto, al?m de deix?-lo melhor acabado e atrativo visualmente.

Gostou das dicas? Decidiu come?ar a desenvolver seu pr?prio casemod? Se inspire nas fotos de alguns que estavam dispon?veis na Campus Party e comece a projetar. Troque ideias no F?rum do TechTudo.

?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo