Ouvir falar da TV digital não é mais uma grande novidade, mas ainda há quem se confunda com os benefícios promovidos com a tecnologia, ou ainda desconhece o fato de que o sinal analógico já está sendo desligado gradativamente no Brasil: isso significa que televisores sem conversores digitais, externos ou embutidos, não serão mais capazes de sintonizar as emissoras de TV.

Qual o sistema da TV Digital brasileira e como ele funciona?

Por isso, é importante se informar para conhecer as vantagens do sinal digital, entender como ele funciona e conhecer quais são as datas previstas para o desligamento da TV analógica na sua região.

Quais são as diferenças entre o sinal de TV analógico e o digital?

TV digital permite a transmissão em Full HD, aproveitando a tecnologia dos televisores de alta resolução, e oferecendo imagens ricas em cor, contraste e nitidez (Foto: Leandro Ávila/TechTudo)

Basicamente, o sinal digital usa uma tecnologia mais avançada de transmissão de imagem e som, e isso faz com que a TV Digital tenha uma qualidade muito superior: o sinal digital permite, por exemplo, que o seu programa de TV preferido seja transmitido em alta resolução (HD e Full HD no caso brasileiro. No Japão, já se transmite em 4K). A TV analógica, que usa tecnologias mais antigas de transmissão de dados, atinge uma resolução máxima de 720 x 480 pixels, o chamado sinal SD.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Além disso, o sinal digital é mais estável e confiável, sem chuviscos ou fantasmas na imagem. Como a informação é transmitida digitalmente, você não precisa se preocupar com sintonia fina, com posicionar sua TV ou antena de forma a fugir da interferência do vizinho.

Uma analogia simples para entender a diferença é comparar o sinal analógico como o VHS e o sinal digital como o Blu-Ray.

A maior qualidade de som e imagem propiciada pelo sinal digital não depende que você possua um televisor de última geração. Mesmo televisores de tubo antigos podem exibir o sinal digital, desde que conectados a um conversor externo. Entretanto, vale lembrar, a TV de tubo (também chamadas de CRT) não será capaz de exibir a imagem de forma fiel: as TVs CRT não possuem resoluções maiores que o SD.

Qualidade de imagem e som

Outro diferencial do sinal digital é o aspecto de imagem: enquanto as TVs analógicas tem uma tela mais quadradinha, na proporção 4:3, o sinal analógico permite que a transmissão ocorra no formato 16:9: mais largo, esse recorte é mais próximo do campo de visão que nossos olhos captam e dá ao conteúdo assistido uma impressão mais cinematográfica, favorecendo o conforto e imersão na hora de assistir filmes, séries, novelas e até competições esportivas.

Na imagem, a comparação dos aspectos de tela em 16:9 e 4:3: note como o sinal analógico (SD) corta áreas da imagem (Foto: Reprodução/YouTube)

O som também se beneficia da maior capacidade de transmissão do sinal digital. Enquanto a TV analógica recebe no máximo dois canais de som, o sinal digital permite a transmissão de até seis canais de áudio ao mesmo tempo. Em geral, isso pode significar maior fidelidade ao conteúdo exibido pelo canal de TV e maior imersão, desde que o seu equipamento de som seja de boa qualidade.

TV digital oferece interati

... vidade

O sinal digital permite não apenas que o seu televisor receba informações, mas que você também que você envie dados: é uma tecnologia de comunicação de mão dupla e isso possibilita novas formas de interação. Por exemplo, um programa de auditório pode liberar uma enquete para que você responda.

Com o controle remoto em mãos, você escolhe a opção e seu voto, assim como de todos os outros telespectadores munidos de TV digital, é computado em tempo real. Esse tipo de ferramenta, entretanto, depende do televisor: é necessário que ele porte o selo DTVi (praticamente toda TV fabricada no Brasil de 2013 em diante é compatível).

Outro exemplo do uso da interatividade: se você ligou a TV no meio da partida, poderia usar o recurso via controle remoto para conferir a escalação dos times, quem foi substituído, os cartões de cada lado. Outro uso da interatividade, por exemplo, é oferecer resumos dos programas, listas de atrações e etc.

O fim do sinal analógico

Com o desligamento do sinal analógico, TVs de tubo dependerão de conversores analógicos para funcionar (Foto: Divulgação/Aquário)

O sinal analógico de televisão está em processo de desligamento no Brasil, o que significa que televisores analógicos sem conversor deixarão de ser capazes de sintonizar as emissoras. O cronograma de desligamento divide o processo em etapas e regiões. A primeira cidade a desligar o sinal analógico foi Rio Verde, Goiás, em março de 2016. Em outubro, Brasília e uma série de municípios do interior do estado de Goiás também deixaram o sinal analógico para trás.

Agora, em março de 2017, é a vez da cidade de São Paulo e algumas cidades do estado.

Para saber quando é a vez da cidade em que você mora, você pode acompanhar o cronograma oficial do desligamento do sinal analógico, disponível no site do Diário Oficial.

Como instalar corretamente a antena da TV? Comente no Fórum TechTudo


>>> Veja o artigo completo no TechTudo