O Raspberry Pi é um pequeno computador com preço baixo que permite criar e testar inúmeros projetos inusitados, como um mini PC dentro de uma caixa de balas, um rádio antigo inteligente ou um console de videogame retrô. As ideias podem partir de qualquer um e alguns desenvolvedores disponibilizam os tutoriais para que cada usuário possa construir seu próprio aparelho.

Google pode desenvolver ferramentas smart para Raspberry Pi em 2017

A seguir, confira cinco projetos feitos com Raspberry Pi para testar em casa. Todos da lista têm código aberto e cada um acompanha o link para o passo a passo em páginas como o GitHub, rede social para programadores. Escolha a ideia mais interessante e faça você mesmo.

1) Mini PC em lata de balas

PiMiniMint é um mini computador feito dentro de uma lata de balas (Foto: Reprodução/MWagner)

O PiMiniMint é um mini computador construído com um Raspberry Pi Zero dentro de uma lata de balas. O projeto inclui tela de 2 polegadas, Wi-Fi, Bluetooth, porta USB, 32 GB de armazenamento interno e bateria com duração de 6 a 8 horas. Nenhuma parte precisa ser impressa em 3D e todas as peças podem ser compradas em lojas especializadas.

2) Rádio ‘toca’ notificações do celular

Pi Zero Talking Radio toca suas notificações (Foto: Reprodução/MisterM)

O Pi Zero Talking Radio promete ser um projeto interessante para quem gosta de acessórios com design retro. Com a carcaça de um rádio antigo, o modelo também usa Raspberry Pi Zero. Com a ajuda do IFTTT e um software para conversão de texto em fala é possível configurá-lo para ‘tocar’ as notificações do celular conectado. No passo a passo para testar a ideia o desenvolvedor também ensina a configurar LEDs diferentes para cada rede social que receba uma mensagem.

3) Câmera GIF

Câmera captura apenas GIFs com ajuda de Raspberry (Foto: Reprodução/NickBrewer)

Com o GIF cada vez mais popular, um desenvolvedor criou, com ajuda de um Raspberry Pi e uma Câmera Pi, um aparelho para capturar apenas imagens animadas. Um dos pontos mais difíceis do projeto é o gabinete, que pode ser feito impressora em 3D, mas essa parte não é necessária caso você opte por alguma alternativa. Para facilitar, todas as pastas e dicas necessárias estão disponíveis no GitHub.

4) Sampler

Sampler de Raspberry armazena músicas em WAV (Foto: Divulgação/SamplerBox)

Já imaginou fazer música com ajuda de um Raspberry Pi? O projeto do SamplerBox também é de código aberto para qualquer um testar e permite conectar o aparelho a um teclado para criar batidas e armazenar os sons em formato .WAV. A memória utilizada pelo desenvolvedor é de até 1 GB e o passo a passo também está no GitHub.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no s

... eu celular

5) Console de videogame retrô

Console retrô pode ser passatempo nostálgico para construir (Foto: Divulgação/RecalBox)
Quem tem pelo menos 20 anos já teve a oportunidade de jogar em um Game Boy, Nintendo 64 ou Mega Drive. Para ajudar a lembrar os velhos tempos um console de videogame retrô com Raspberry Pi pode ser um passatempo interessante para fazer sozinho e ainda se divertir. O projeto exige, além do PC, um microSD de 16 GB, fonte micro USB, cabo HDMI, adaptador Bluetooth e um case de proteção.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo