Os smartphones mais recentes da Samsung, como o Galaxy A5 2017, trazem um novo recurso de privacidade chamado Pasta Segura. Trata-se de um ambiente protegido, que serve para guardar fotos, vídeos, notas arquivos e até aplicativos inteiros do olhar de curiosos. O conteúdo só é acessível mediante digitação de senha, PIN, padrão ou uso de impressões digitais.

Na parte dedicada a aplicativos, a Pasta Segura do Galaxy A5 2017 permite instalar o mesmo programa duas vezes no celular. Dessa forma, o usuário pode lançar mão da ferramenta para usar dois apps do WhatsApp – como o A5 é dual chip, é possível usar uma conta para cada número de operadora. Veja, no tutorial a seguir, como usar o recurso de privacidade da Samsung para proteger os seus dados.

Galaxy A7, A5 e A3 2017: veja o que muda nos novos celulares da Samsung

Como configurar a Pasta Segura

Passo 1. Abra o item “Pasta Segura” na tela inicial ou na lista de apps do celular. No primeiro uso, defina o tipo de proteção do diretório entre padrão, PIN, senha ou impressões digitais.

Escolha o tipo de proteção da Pasta Segura ­(Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 2. Cadastre uma das proteções para ganhar acesso à pasta. De cara, a Samsung oferece uma galeria de imagens e vídeos ocultos, além de uma câmera que esconde tudo o que captura automaticamente. Além disso, é possível ter agenda de contatos, conta de e-mail, notas, navegador e um gerenciador de arquivos só para o conteúdo que você desejar manter privado.

Pasta só permite acesso com senha ou digital ­(Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como ocultar foto ou vídeo no Galaxy A5 2017

Passo 1. Abra a galeria do Galaxy A5 2017 e selecione uma foto ou vídeo. Acesse o menu superior e toque em “Mover para a Pasta Segura”.

Esconda uma foto ou vídeo movendo para a Pasta Segura ­(Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Abra a Pasta Segura e acesse a galeria oculta. A mídia recém-adicionada estará lá – e não mais na galeria pública do celular.

Confira a mídia ocultada na galeria da Pasta Segura ­(Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Para remover um ou mais itens da galeria, mantenha-os pressionados para marcar. Em seguida, acesse o menu superior e selecione “Mover para fora de Pasta Segura”.

... do quiser ­(Foto: Reprodução/Paulo Alves)" height="613" src="//s2.glbimg.com/MVS29s5SjHGR37sKKLiagSYfAl8=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2017/02/22/remova-itens-da-pasta-segura-quando-quiser.png" width="695">Remova itens da Pasta Segura quando quiser ­(Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como usar duas contas do WhatsApp no Galaxy A5 2017

Passo 1. Abra a Pasta Segura e toque em “Adicionar”. Selecione o WhatsApp previamente instalado no seu celular para criar um clone.

Adicione clones de apps já instalados no celular ­(Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Veja o clone na sua pasta. Abra o WhatsApp e configure como novo, usando uma linha telefônica não usada antes.

Use dois WhatsApp no Galaxy, um deles na Pasta Segura ­(Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Para excluir o seu WhatsApp secundário ou qualquer outro app dentro da Pasta Segura, mantenha o ícone pressionado e arraste para “Desinstalar”. O app original do smartphone não será afetado pela desinstalação.

Desinstale clones de apps quando quiser ­(Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A Samsung garante que a Pasta Segura não pode ser acessada sem senha, PIN, padrão ou impressão digital configurados pelo usuário. Para isso, a fabricante confia na plataforma Knox, que, em tese, oferece criptografia avançada.

Galaxy A7 ou Galaxy J7: qual celular é melhor? Comente no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo