O WhatsApp ganhou nesta semana uma total reformulação da função status. O recurso, que se assemelha ao Snapchat ao permitir o envio de fotos e vídeos que desaparecem depois de 24 horas, deixou alguns usuários bem confusos. Uma das principais perguntas é: onde ficam os contatos no novo WhatsApp?

A implementação da aba "Status" acabou tirando a seção “Contatos” da tela principal. Assim, ficou um pouco mais difícil ver a agenda no mensageiro. Obviamente, ainda é possível ter acesso a essas informações de seus amigos. Neste tutorial, você aprende como ver os contatos no novo WhatsApp, tanto no Android quanto no iPhone (iOS).

Status do WhatsApp: veja as principais dúvidas e polêmicas da atualização

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

No Android

Passo 1. Abra o WhatsApp em seu smartphone com Android e, na tela inicial, toque no novo botão verde, que fica localizado no canto inferior direito da tela. A partir dele você tem acesso a toda a sua agenda de contatos.

Acessando a lista de contatos no novo WhatsApp (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 2. Outra opção é adicionar um widget para um contato ou grupo na tela inicial de seu celular. Para isso, toque na tela principal do Android por alguns instantes. Três opções surgirão ao fundo. Toque em “Widgets”. Depois, procure por “WhatsApp Messenger” e escolha a opção “Conversa do WhatsApp”.

Criando um widget do WhatsApp no Android (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 3. Por fim, escolha um dos contatos da sua lista. Ele será inserido na sua tela inicial. Desta forma, fica muito mais fácil iniciar uma conversa com ele sempre que você quiser.

Fixando o widget do contato do WhatsApp na tela inicial (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

No iPhone (iOS)

Passo 1. Abra o WhatsApp no seu iPhone. Na aba "Conversas", toque no botão do canto superior direito, com o ícone de papel e lápis, para exibir a lista de contatos. Você pode, inclusive, criar um novo contato ou grupo através desta tela.

... glbimg.com/ZH4OuSFPc6ZvsSLrBEp0AJqP6XY=/0x0:694x411/695x412/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2017/02/24/1-horz4_1.jpg" title="Acessando os contatos do WhatsApp no iPhone (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)" width="695">Acessando os contatos do WhatsApp no iPhone (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 2. Ainda é possível usar a barra de busca para pesquisar por contatos específicos, como mostra o terceiro screenshot acima. Para isso, "arraste" a lista de contatos de cima para baixo para acessar esse campo de pesquisa.

Essa é a nova maneira de acessar a agenda de contatos no WhatsApp depois de sua mais recente atualização.

Contatos aparecem sozinhos no WhatsApp? Saiba como resolver no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo