O Facebook, rede social mais acessada em diversos países, possui regras que devem ser cumpridas por todos os usuários. Caso alguém se incomode com algum tipo de conteúdo, é possível fazer uma denúncia de um perfil, de qualquer conteúdo (fotos e vídeos) e até de grupos. A plataforma oferece ainda o ajuste de privacidades em todas as contas, permitindo que o dono da página escolha quem pode ver o que. Caso se esgotem as alternativas, o Facebook também pode bloquear algumas funções em determinados perfis e páginas.

Facebook Messenger possui um 'Tinder' embutido; saiba como usar

Facebook pode bloquear funções em perfis e páginas por mau uso (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo : receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

1. Limite em páginas do Facebook 

A rede social coloca limites nas páginas que não seguem os “Termos do Facebook” (facebook.com/page_guidelines). Ou seja, quem publica spam ou recebe curtidas por meio de "truques" pode receber uma punição: deixam de publicar conteúdos ou tem o botão “Curtir” desativado.

Esses limites são referentes às atividades feitas pelas páginas e podem ser temporários ou permanentes. Além disso, o usuário pode contestar com o Facebook qualquer limite que não concorde.

O Facebook possui uma página com os termos da rede social (Foto: Reprodução/Camila Peres)

2. Limite de envio de mensagens no Facebook

Se você receber um aviso por mandar mensagens com muita agilidade, terá que parar com essa atividade por um tempo para que o envio de recados por inbox (mensagem privada) não seja bloqueado. A rede social faz isso para evitar comportamentos abusivos ou impróprios.

Para que o Facebook não restrinja determinados recursos do seu perfil, é importante usar nome e foto verdadeiros para ser reconhecido pelos seus amigos, não enviar mensagens anunciando produtos, oportunidades ou serviços e lembre-se que as mensagens não solicitadas não são permitidas.

3. Restrição de Recursos no Facebook

Para proteger os usuários de conteúdos com spam ou até mesmo de assédios, o Facebook possui algumas proteções. Por isso, possui os limites e os termos de uso da rede social (citado no item 1).

Essas barreiras são estabelecidas de acordo com a velocidade e a quantidade que uma pessoa pode perturbar outra. Por exemplo, se você receber diversas mensagens de um usuário que não conhece, a rede social pode impedir, temporariamente, que essa pessoa envie recados.

O Facebook quer manter seus usuários seguros (Foto: Reprodução/Camila Peres)

4. Recurso bloqueado no Facebook

Para que haja liberdade de expressão na plataforma de Mark Zuckerberg, regras são necessárias a fim de evitar determinados tipos de comportamento. E, se você utilizou algum recurso de uma maneira que a rede social não achou correto, vai bloqueá-lo temporariamente. Esses bloqueios podem duas algumas horas ou dias e não pode ser cancelado. Para evita-los, é só não obter essa atitude novamente.

Se o seu envio de solicitaçõ

... es foi bloqueado, é porque as pessoas não adicionaram seu perfil ou marcaram seu contato como indesejado. Caso o seu envio de mensagens seja bloqueado, pode ser por que você enviou muitos recados recentemente ou muitos inbox foram marcados como indesejados (spam).

Em todos os casos de limites ou restrições de recursos, o usuário pode entrar em contato com a rede social contestando a atitude. Mas o Facebook não tira nenhum bloqueio, ou seja, o usuário precisa esperar o tempo dado passar.

O Facebook preza pelo respeito e irá bloquear usuário com comportamento indesejado (Foto: Reprodução/Camila Peres)



>>> Veja o artigo completo no TechTudo