Os celulares com Android tendem a ficar com a memória cheia por causa de arquivos residuais que ocupam espaço com o passar do tempo e o uso do smartphone. Alguns deles são restos de aplicativos desinstalados, que acabam deixando lixo eletrônico desnecessário no sistema. A alternativa é limpar a memória interna do celular para evitar que o smartphone fique lento.

Para isso, é preciso utilizar apps que rastreiem esse tipo especifico de resíduo digital indesejado, como o SD Maid, que está disponível gratuitamente para download. Aprenda neste tutorial a recuperar espaço no seu Android.

Bloqueio do Android pode ser desativado em 5 tentativas; proteja-se

Aprenda a usar o app SD Mais para recuperar memória no celular Android (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 1. Baixe e instale o app SD Maid no seu celular Android.

Passo 2. Abra o aplicativo e selecione a opção “Localizador de cadáver”. Na tela seguinte, toque no botão verde, localizado no canto inferior direito, para configurar a ferramenta pela primeira vez. O próprio aplicativo explica que vai buscar por "arquivos ou pastas que [...] acredita pertencer a um aplicativo que não está mais instalado no dispositivo".

Acesse o localizador de cadáveres do SD Maid (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. O primeiro passo é liberar o acesso do aplicativo ao armazenamento do celular. Toque em "Conceder acesso" e depois em "Permitir".

Permita que o SD Maid acesse o armazenamento do seu celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Em seguida, selecione o seu cartão SD (caso tenha) para uso no SD Maid. A concessão de acessos dos passos 3 e 4 deste tutorial só precisa ser realizada uma única vez.

Conceda permissão para que o SD Maid acesse também o cartão de memória (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Por fim, realize uma varredura por arquivos residuais de apps já desinstalados do seu aparelho.

Busque por restos mortais de apps usando
... o SD Maid (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Clique na lixeira e confirme em “Apagar” para excluir o lixo de uma vez por todas.

Exclua definitivamente lixos do celular com o SD Maid (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O SD Maid tem outras funções que permitem limpar arquivos temporários, encontrar itens grandes demais e até duplicatas que podem ser removidas para economizar espaço. No entanto, seu rastreador de lixo de app excluído é o que o mais se destaca por causa da eficiência.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo