O Free Netflix Downloader prometia ser um novo programa grátis para PCs para baixar vídeos, filmes e séries, da Netflix para o computador. Desenvolvido pela DVDVideoSoft, o software não era oficial do serviço de streaming e estava disponível apenas para Windows. Ao TechTudo, a Netflix não quis comentar qualquer proibição ou sanção ao aplicativo. Com apenas uma semana no ar, porém, o site dos desenvolvedores passou a exibir uma alerta e suspendeu o download do software.

Lista tem 12 dicas para Netflix que todo assinante deveria saber

"O desenvolvimento do Free Netflix Downloader foi interrompido após pedido de terceiros. O programa não está mais disponível para download", diz o comunicado, sem fazer menção direta a uma reclamação formal por parte da Netflix ou de qualquer um dos executivos responsáveis pelo serviço.

Software que prometia baixar conteúdo do Netflix no PC sai do ar (Foto: Reprodução/Free Netflix Downloader)

Free Netflix Downloader

Com uma interface muito parecida com o padrão usado pela maioria do gerenciadores de download, o programa tornava tudo muito simples e fácil de usar para quem está acostumado a baixar conteúdo da Internet. Não contava, porém, com restrições dos próprios termos de uso da Netflix.

Para baixar um arquivo, bastava acessar o Netflix no navegador, acessar o filme e copiar o endereço dele e colar no Free Netflix Downloader. Embora pudesse ser configurado para buscar o endereço automaticamente, isso nem sempre funciona, o que obrigava o usuário a clicar no botão "Colar".

Permitia baixar mais de um filme ao mesmo tempo, desde que o usuário tivesse uma conta Netflix que permitisse a exibição simultânea do streaming online em mais de uma ou até quatro telas. Além do download de filmes do Netflix, o destaque do programa era a possibilidade de converter o filme baixado para algum formato popular ou que use menos espaço em disco.

Pirataria

Em dezembro, a Netflix liberou a possibilidade de baixar filmes e séries para seus assinantes, em celulares Android e iOS (iPhone) e apenas em conteúdos selecionados. O recurso, porém, viola os termos de uso já que a empresa não oferece download em PCs oficialmente.

Bastava logar com sua conta da Netflix, selecionar um episódio de série ou filme e copiar o endereço da barra do navegador, a URL, no programa. O download começava em poucos segundos e podia ser convertido em MP3, AVI ou em um formato otimizado para iPhone e iPad.

... t2/f/original/2017/01/02/netflixdownload.png" width="695">Free Netflix Downloader permite baixar filmes e séries da Netflix (Foto: Divulgação/DVDSoft)

Apesar de prático, o software podia comprometer a conta do assinante, já que os Termos de Uso da Netflix proíbem que o usuário faça download de conteúdo sem permissão – ou, por sua vez, use programas que não são autorizados para tal função. Procurada, a Netflix não fez comentários sobre o recurso e também não informou quando, ou se, o download de filmes e séries chegará aos PCs.

Netflix vale a pena ? Comente no Fórum do TechTudo.

*Colaborou Edivaldo Brito

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo