O Uber, um dos maiores serviços de transporte privado do mundo, tem como pré-requisito para uso o acesso à localização do usuário. No início, o aplicativo acessava o GPS da pessoa no momento em que a corrida era solicitada e também durante todo o trajeto. Porém, segundo o The Verge, agora o Uber rastreia a sua localização mesmo após a corrida ser encerrada e você sair do veículo.

Muitos usuários acharam a mudança invasiva. Felizmente, há como impedir que o Uber acesse a sua localização no GPS do iPhone (iOS) para garantir um pouco mais de privacidade no dia a dia. Veja como fazer essa configuração no passo a passo a seguir.

Uber vs Cabify: veja a diferenças entre serviços de motorista particular

Veja como impedir que o Uber acesse sua localização (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 1. Acesse o app “Ajustes” de seu iPhone e então toque em “Privacidade”. Na próxima tela, toque em “Serviços de Localização”.

Acessando os Ajustes do iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na lista de aplicativos, procure por "Uber" e toque nele. Você verá que a opção “Permitir acesso à localização” está marcada como “Sempre”. Selecione “Nunca” para que o app do Uber não consiga mais ver o seu GPS.

Desabilitando o acesso à localização do Uber (Foto: Repr
... odução/Helito Bijora)

Agora, o Uber não vai mais rastrear a sua posição. Logicamente, com a desativação do acesso à localização, sempre que quiser pedir uma corrida você terá de digitar o seu endereço. Outra sugestão é habilitar o acesso à localização, mas desligar assim que a corrida for finalizada. Dessa maneira, você continua aproveitando as comodidades do Uber sem ser rastreado, mesmo sem usar o aplicativo.

Cabify vs Uber: qual é o melhor no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo