A Gigabyte anunciou uma nova placa, a GTX 1080 TT (modelo GV-N1080TTOC-8GD), com design pouco convencional, graças ao sistema WindForce Turbo, que ventila pela lateral, no estilo usado pela NVIDIA em placas de referência. Além disso, a 1080 TT sai de fábrica com overclock e modos de uso que alternam a faixa de velocidade do processador gráfico de acordo com a demanda.

Quer uma placa de vídeo GeForce? Veja modelos mais baratos no Brasil

Ainda sem preço e data de lançamento no Brasil, a placa complementa a linha da Gigabyte com mais uma opção com overclock. Em termos de desempenho, a GTX 1080 da marca opera com velocidade em overclock de 1,657 MHz e salta para 1,797 MHz de máxima (a placa também opera com as velocidades padrão, de 1,632 e 1,772 MHz. quando o overclock nativo se faz desnecessário).

Placa da Gigabyte conta com overclock de fábrica e sistema de refrigeração mais simples do que o encontrado na GTX 1080 G1 Gaming (Foto: Divulgação/Gigabyte)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A memória da GTX 1080 TT, da Gigabyte, continua sendo os 8 GB de GDDR5X da placa padrão, operando a 10 GHz. Apesar disso, o grande diferencial da placa de vídeo é o sistema de refrigeração, que usa uma ventoinha montada em uma disposição diferente do tradicional nas placas com WindForce da fabricante. 

Ao soprar o ar lateralmente - e não de cima para baixo -, o sistema faz com que o vento circule no interior da placa para entrar em contato com difusores de calor de cobre de 6 mm, que liberam calor da GPU. Há também interfaces de alumínio usadas para transferir o calor gerado pela memória da placa.

Placa da Gigabyte ainda não tem preço e data para chegar ao mercado (F
... oto: Divulgação/Gigabyte)

Apesar de todos os detalhes, não há informações sobre a performance do sistema em termos de refrigeração. No entanto, é esperado que a solução não seja tão eficiente como o cooler triplo disponível na GTX 1080 G1 Gaming da marca, que, além de voltada para um público mais exigente e de maior orçamento, roda a velocidade mais rápida e esquenta mais (1,860 MHz, contra 1,797 MHz).

Via Guru3d, TechPowerUp

Como montar um PC gamer? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo