Jogos de luta fazem parte de um estilo de game que normalmente est? associado aos 16 bits, com o sucesso de Street Fighter e Mortal Kombat. Por?m, consoles como Master System e o Nintendo original fizeram grandes esfor?os para se manterem relevantes nesse g?nero. Confira alguns dos melhores jogos de luta da gera??o 8 bits.

Veja a lista com os jogos de luta mais pol?micos de todos os tempos

Mortal Kombat do Master System fez o que podia para trazer o cl?ssico ao console 8 bits (Foto: GameSearch)

Mortal Kombat (Master System)

Assim como aconteceu com Street Fighter 2, o fen?meno Mortal Kombat dos fliperamas recebeu convers?es quase perfeitas para o Super Nintendo e Mega Drive, mas muitos jogadores brasileiros ainda estavam limitados aos 8 bits. Foi ent?o que a vers?o Game Gear de Mortal Kombat foi lan?ada por aqui para o Master System. Apesar do ritmo mais lento, essa vers?o apresentava gr?ficos bem bacanas e at? mantinha o sangue.

Street Fighter 2 (Nintendo 8 bits)

Quando Street Fighter 2 se popularizou nos fliperamas, o Super Nintendo e Mega Drive receberam convers?es quase perfeitas do jogo, enquanto consoles 8 bits ficaram de fora. Por?m, um est?dio chamado Hummer Team resolveu criar uma vers?o n?o autorizada para o Nintendo 8 bits, publicado por uma empresa argentina. Os gr?ficos e a jogabilidade foram muito simplificados e s? havia quatro personagens: Ryu, Guile, Chun-Li e Zangief. No entanto, isso era o mais perto que voc? podia chegar de Street Fighter 2 se s? tivesse um videogame da gera??o anterior.

Street Fighter 2 (Master System)

Muitos jogadores pensaram que a vers?o pirata de Street Fighter 2 para o Nintendo 8 bits era o m?ximo que dava pra fazer naquela gera??o. Mas, muitos anos depois, a empresa brasileira Tec Toy conseguiu lan?ar uma vers?o legalizada de Street Fighter 2 para o Master System. Os gr?ficos s?o incrivelmente mais fieis ao original, trazendo oito lutadores selecion?veis. Infelizmente o jogo deixou de fora Zangief, Dalshim, E. Honda e Vega.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (Nintendo 8 bits)

As Tartarugas Ninja estrelaram games de muito sucesso do g?nero Beat?em Up, o suficiente para se arriscarem tamb?m em jogos de luta. Tournament Fighters teve como base o Super Nintendo e Mega Drive, mas tamb?m divertia com sua vers?o simplificada para o Nintendo 8 bits.

Virtua Fighter Animation (Master System)

Transpor um jogo originalmente 3D dos fliperamas para o Game Gear e Master System parecia uma tarefa ?rdua demais e Virtua Fighter Animation n?o tenta esconder seus defeitos. Por?m, uma vez encarado o fato de que este n?o ? o Virtua Fighter dos fliperamas, h? um bom game ali. Al?m disso, h? um exclusivo modo hist?ria que acompanha os eventos do desenho animado de Virtua Fighter, algo raro nos jogos de luta da ?poca.

Punch-Out!! (Nintendo 8 bits)

Apesar de nem sempre jogos de boxe serem considerados parte do g?nero de luta, Punch-Out!! fazia o suficiente para tornar dif?cil enquadr?-lo na categoria esporte. Isso porque os combates n?o eram apenas competitivos, dependendo de reflexos, eram como quebra-cabe?as em que a resposta revelaria o ponto fraco de seu oponente.

... youtube left" style="width: 100%; height: 100%;">

Dragon Ball Z: Super Butouden 2 (Nintendo 8 bits)

Dragon Ball Z: Super Butouden 2 era um jogo de luta para o Super Nintendo que saiu apenas no Jap?o, cobrindo os eventos da Saga dos Androides e Cell. A vers?o do Nintendo 8 bits era uma convers?o n?o licenciada, mais uma vez criada pelo Hummer Team. Os guerreiros Z tiveram seu visual simplificado e at? parte da jogabilidade foi mantida. No entanto, h? defeitos gr?ficos e os grandes golpes especiais ficaram menores que um Hadouken.

Yu Yu Hakusho Final (Nintendo 8 bits)

Assim como aconteceu com Dragon Ball Z, o desenho animado Yu Yu Hakusho tamb?m teve um jogo para Super Nintendo exclusivo no Jap?o, chamado Yu Yu Hakusho Final. Acredita-se que mais uma vez o Hummer Team o converteu para o Nintendo 8 bits, apesar de n?o haver informa??es sobre quem realmente o criou. Mesmo com as limita??es do console, o game funciona bem e talvez seja o mais veloz jogo de luta dessa lista.

Qual ? o seu jogo de luta favorito? Comente no F?rum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo