A Lenovo decidiu apostar em três tops de linha para conquistar os admiradores da antiga Motorola: o Moto Z e o Moto Z Force, apresentados em junho, e o recém-lançado Moto Z Play. Pensados para três faixas de preço, os aparelhos trazem design renovado, recursos avançados como os Moto Snaps, ficha técnica de ponta e câmeras que devem garantir ótimas selfies e vídeos.

O que muda do Moto X Play para o Moto Z Play? Compare as fichas técnicas

No entanto, há diferenças relevantes entre os modelos e que devem ser levadas em conta por quem não quer gastar além do necessário. Confira quais são no comparativo do TechTudo.

Moto Z, Moto Z Play e Moto Z Force: confira o que muda nos celulares da Lenovo (Foto: Arte/TechTudo)

Download grátis do aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Design

No geral, a Lenovo padronizou o design dos seus tops de linhas para que sejam compatíveis com as capinhas Moto Snaps. Sendo assim, todos possuem um “calombo” na câmera principal, conector de 16 pinos traseiro e também frontal com leitor de digitais e flash. O Moto Z Play, contudo, é o que mais se distingue por usar vidro na traseira em vez de ter o corpo totalmente metálico.

Testamos o Moto Z Play; confira nossas impressões no vídeo.

Partindo para as medidas, o Moto Z “comum” é o mais enxuto. O aparelho conta com espessura de 5,2 milímetros contra 7 mm do Z Play e do Z Force. O mesmo acontece no peso: são 136 gramas para o Moto Z, 163 gramas para o Z Force e 165 g para o Moto Z Play.

O trio de smartphones da Lenovo conta ainda com a certificação IP52, que impede danos por respingos de chuva, por exemplo. No entanto, nenhum é à prova d’água e mergulhos de baixa profundidade como modelos como o Galaxy S7 e o Xperia Z5 Premium.

Tela

O Moto Z Play possui um display Amoled de 5,5 polegadas com resolução Full HD (1080p) e densidade de 403 ppi. Enquanto isso, os demais modelos chegam com uma tela Amoled do mesmo tamanho, mas resolução QHD (1440p) e densidade de 535 ppi. Ambos possuem ainda vidro reforçado, sendo que o Moto Z usa um Gorilla Glass 4 e o Z Force a tecnologia Shatterproof da Lenovo.

Moto Z possui tela de 5,5 polegadas com resolução QHD (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Para quem não se preocupa muito com os números, o Moto Z Play deve entregar bons resultados, com uma resolução adequada para a maior parte

... de filmes e jogos do mercado. Já o Moto Z e o Moto Z Force trazem poder suficiente para rodar conteúdo em ultra definição, sendo que o último modelo conta com a vantagem de trazer o vidro reforçado da Lenovo, com garantia contra quebras e rachaduras.

Especificações

O Moto Z Play chega com um processador intermediário Snapdragon 625  com oito núcleos de 2 GHz, 3 GB de memória RAM e 32 GB internos. Trata-se de um modelo voltado para quem faz tarefas não muito pesadas no dia a dia ou que joga, em sua maioria, os games mais leves.

Enquanto isso, o Moto Z possui processador quad-core Snapdragon 820 de 1,8 GHz, memória RAM de 4 GB e espaço de armazenamento de 64 GB. Já o Z Force, que é exclusivo dos Estados Unidos, também possui um processador quad-core Snapdragon 820, no entanto, a velocidade é maior: 2,2 GHz. A RAM também é de 4 GB e o armazenamento possuiu opções de 32 GB ou 64 GB. Com essas fichas técnica, os modelos devem ser capazes de rodar qualquer jogo na Google Play Store e lidar com diversos apps abertos simultaneamente, inclusive com tela dividida no Android 7.0 Nougat, quando este for disponibilizado. Vale ressaltar que os três modelos suportam cartões de memória de até 2 TB.

Moto Z Force possui processador Snapdragon 820, 4 GB de RAM e até 64 GB de armazenamento (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Os telefones da Lenovo trazem ainda leitor de impressões digitais, Android 6.0 Marshmallow sem grandes modificações e conexão 4G, Wi-Fi, Bluetooth e NFC. O trio substituiu a entrada microUSB pelo novo padrão USB-C reversível, que é mais prático, mas incompatível com os cabos de transferência e carregadores atuais.

Dos modelos, o Moto Z Play foi o único aparelho que manteve a entrada para fones de ouvido de 3,5 milímetros. Isso significa que o usuário que optar pelo Moto Z ou Z Force terá que usar o adaptador incluído na caixa ou comprar fones de ouvido sem fio.

Câmera

O Moto Z Play traz a câmera traseira mais fraca do trio. O aparelho tem sensor de 16 megapixels com flash LED duplo, abertura de f/2.0 e foco misto a laser. Embora tenha “apenas” 13 MP, o Moto Z é melhor nos detalhes: a abertura de f/1.8 capta mais luz e a estabilização óptica de imagem (OIS) promete fotografias e vídeos menos tremidos. Isso sem contar o foco a laser e o flash LED duplo.

Já o Moto Z Force é o que deve entregar os melhores resultados, tendo resolução de 21 megapixels, abertura de f/1.8, foco misto, estabilização OIS e Flash LED duplo. Por fim, o trio faz gravações em 4K (2160p) e em câmera lenta.

Confira nossos testes com o Moto Z e Moto Z Force.

Já na câmera frontal, os três smartphones da Lenovo apresentam 5 megapixels para selfies. Além disso, os aparelhos trazem abertura de f/2.2 e flash LED frontal, o que deve melhorar retratos em ambientes com baixa luminosidade.

Bateria

Dos três, o Moto Z Play é o aparelho que chega com maior capacidade: 3.510 mAh. Em seguida, aparece o Z Force com 3.500 mAh, o que não deve fazer muita diferença em relação ao primeiro modelo. Por fim, a espessura de 5,2 milímetro do Moto Z faz com que o modelo tenha uma pequena bateria de 2.600 mAh.

Moto Z Play tem bateria de 3.510 mAh com duração de até 50 horas (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Os celulares da Lenovo chegam com um sistema de carregamento rápido, capaz de diminuir o tempo gasto junto à tomada. No caso do Moto Z e do Z Force, a Lenovo promete 15 horas de duração com 15 minutos de carga. Já no caso do Z Play, a fabricante promete uma duração de até 50 horas com a capacidade total.

Preço e disponibilidade

Por enquanto, nenhum dos modelos chegou ao Brasil. No entanto, a Lenovo marcou um evento para o próximo dia 14 no qual deve anunciar a chegada do Moto Z, além dos preços. Enquanto as informações não são reveladas, confira o teste que o TechTudo realizou com o Moto Z diretamente da Lenovo Tech World.

Quanto ao Moto Z Play, ainda não há informações sobre a chegada do modelo ao Brasil e nem sobre o preço, embora esse deva ser inferior aos demais. O TechTudo também testou o modelo com suporte aos Moto Snaps diretamente da IFA 2016, na Alemanha.

Conclusão

Os usuários acostumados com o Moto X entregando potência e ficha técnica na medida verão a linha Moto Z levar os tops da Lenovo a outro patamar. Os modelos não só trazem desempenho de ponta, como também apostam em recursos mais avançados, como os Moto Snaps, para agregar à experiência do usuário.

Moto Z e Z Force devem chegar ao Brasil ainda em setembro (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Do trio, o Moto Z Play promete ser a melhor escolha para quem não quer gastar demais e não precisa de um celular muito potente. O Moto Z, por outro lado, deve agradar o usuário que busca um modelo finíssimo e potente, embora seu preço ainda seja uma incógnita. Quanto ao Moto Z Force, a Lenovo não tem planos de vender o smartphone no Brasil. O modelo será exclusivo dos Estados Unidos, ou seja, para ter o celular mais poderoso do trio, só se o usuário comprá-lo no exterior.

Se você gosta do Moto X, contudo, não há razões para ficar triste. Segundo a Motorola, o trio Moto X Play, X Style e X Force continuará à venda no país, havendo a possibilidade de queda no preço com a chegada do Moto Z. Além disso, alguns rumores tem indicado a existência de novos modelos para a linha, embora não haja nenhuma confirmação oficial da Lenovo.

Comprar o Moto G 4 Plus ou esperar o Moto Z? Comente no Fórum do TechTudo.

Tabela comparativa entre o Moto Z, Moto Z Play e Moto Z Force (Foto: Arte/TechTudo)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo