Computador lento nem sempre é sinal de problema de memória ou processamento, a falha pode estar na gestão do sistema operacional sobre o HD. Um dos erros mais comuns no disco do PC força o consumo de 100% da sua capacidade de operação, o que prejudica o funcionamento e a experiência de uso. Por sorte, na maioria dos casos há soluções de software capazes de resolver. Confira cinco dicas para evitar dores de cabeça com uso máximo de disco.

Como criar uma pasta com senha no PC sem precisar instalar programas

1. Faça uma checagem de disco

A primeira providência é fazer uma checagem por problemas reais no HD ou SSD. Para isso, basta abrir o prompt de comando e inserir o comando “chkdsk /f’ /r C:” (sem aspas) para varrer em busca de erros e corrigi-los imediatamente. Lembre-se de substituir a letra C caso você tenha instalado o Windows em outra partição.

Cheque o disco (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

2. Interrompa serviços do Windows

Alguns serviços do próprio Windows podem interferir no funcionamento do disco, mas felizmente podem ser desabilitados facilmente. Digite “Serviços” na busca do Menu Iniciar para acessar a lista completa de atividade desempenhada pelo sistema e busque pelos itens “Superfetch” e “Serviço de transferência inteligente de tela de fundo”.

Desabilite serviços do Windows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Clique sobre cada um desses dois serviços com o botão direito do mouse e selecione “Parar”. Em seguida, cheque novamente o consumo de disco no Gerenciador de Tarefas.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

3. Desative o flash no Chrome

Embora não seja comum, o flash embutido no Google Chrome pode facilitar a ação de softwares maliciosos que atingem o funcionamento do disco. Para evitar que isso aconteça, uma saída é desativar por completo o flash do navegador do Google e deixar a tarefa de rodar vídeos e animações no formato a cargo do flash para Windows.

Desligue o flash (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

4. Desative as dicas do Windows

Relatos de fóruns online acusam o sistema de dicas do Windows 10 de drenar o disco rapidamente. É uma solução que não deve funcionar para todos, mas vale a tentativa. Para isso, acesse o menu “Sistema” nas configurações e, na opção “Notificações e Ações”, desligue a chave ao lado de “Obter dicas, truques e sugestões de como usar o Windows”.

Desative as dicas do Windows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

5. Realize varredura por vírus

Seu PC pode não ter problema de software ou hardware, mas, mesmo assim, pode sofrer de uso de disco exagerado. E a razão é simples: se sua máquina estiver inf

... ectada, pode trabalhar mais do que o normal, até para minerar bitcoins para criminosos.
Procure por ameaças (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Por isso, atualize o antivírus e faça uma varredura em busca de ameaças, e teste mais de um antimalware, incluindo o próprio Microsoft Windows Defender, para se certificar de que não haja códigos maliciosos trabalhando escondido.

Quais placas de vídeo podem ser usadas com Windows 10? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo