A Microsoft agora obriga usuários do Windows 10 usarem o Bing como buscador e o Edge como navegador de todas as pesquisas feitas com a Cortana. No anúncio oficial da mudança, a fabricante de software diz que tomou a decisão para “proteger a experiência de busca integrada” do sistema. A novidade tem efeito imediato, pois é ativada nos servidores da Microsoft e não depende de atualização manual de qualquer programa no computador.

Bing: buscador mede velocidade da Internet nos resultados da pesquisa

Isso significa que todas as buscas feitas no campo de pesquisa do Windows 10 serão encaminhadas ao Bing e os resultados serão exibidos unicamente no navegador Microsoft Edge. Sendo assim, não é mais possível abrir links da Cortana no Chrome e nem usar o Google como mecanismo de pesquisa. A mesma restrição vale para Firefox, Opera e outros navegadores, assim como para o  DuckDuckGo.

Cortana só irá funcionar com Bing e Edge no Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Usar qualquer navegador como padrão no Windows continua sendo possível, mas a Cortana, especificamente, só irá funcionar com o browser pré-instalado da Microsoft. Segundo a companhia, a medida foi necessária para impedir o mau uso da assistente, que estaria sendo modificada por programas de terceiros, gerando uma experiência comprometida, menos confiável e previsível.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

“A única maneira que nós podemos, com confiança, entregar essa experiência de pesquisa personalizada de ponta a ponta é por meio da integração de Cortana, Microsoft Edge e Bing – todos projetados para fazer mais para você”, afirma a Microsoft, que deixou muitos usuários chateados.

Cortana exigirá Bing e Edge para resguardar funções inteligentes (Foto: Divulgação/Microsoft)

Essa integração da Microsoft se refere a

... s respostas rápidas que a Cortana dá para algumas perguntas, como “bluetooth não está funcionando”, gerando uma resposta em vídeo; ou fazer perguntas sobre uma imagem no Bing para saber mais sobre uma roupa, local ou pessoa. Esses recursos ainda não estão disponível em português, pelo menos por enquanto. Segundo a Microsoft, a restrição de pesquisas no Bing e Edge será aplicada a todos os usuários, sem mencionar região ou idioma usado no Windows 10.

Quer saber como funciona a Cortana no Windows 10; assista

Qual é o melhor navegador de Internet da atualidade? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo