Pagefile.sys é um importante arquivo do Windows, que é usado na memória virtual do sistema operacional. Por isso, entender o que pagefile faz e como usá-lo da melhor maneira possível é muito importante para os usuários do Windows 10. Por exemplo, se você está ficando sem espaço no disco rígido, e o arquivo de paginação está ocupando uma grande parte desse espaço, você provavelmente vai querer adequá-lo ou desativá-lo totalmente. Se você já conhece e quer se profundar no assunto, ou nunca ouviu falar desse arquivo, confira mais informações sobre ele e como usá-lo para melhorar o Windows.

Como mudar a localização da memória virtual no Windows

Entenda o que é o arquivo pagefile.sys no Windows e veja como funciona (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

O que é Pagefile.sys

O “pagefile.sys” é o arquivo de paginação do Windows. É nele que o sistema faz a chamada memória virtual no disco rígido. Esse arquivo é criado sempre que o Windows é executado com pouca memória física instalada (RAM), ou seja, isso acontece quando a memória interna do PC, é insuficiente para lidar com toda a carga de aplicativos.

Na prática, o que o Windows faz é alocar alguns dos processos passivos (aplicações minimizado) – e até mesmo aqueles que estão ativos, se a RAM está cheia – para o arquivo de paginação, para manter os processos em execução e também para não colocar pressão sobre a RAM real.

Sempre que você quer trabalhar em um programa que é movido para arquivo de paginação, o Windows irá mover seus processos para a RAM e deixá-lo trabalhar nele. Toda essa troca de processos entre RAM e arquivo de paginação é feito automaticamente pelo Windows, e reconhecidamente o Windows é realmente bom em manter o equilíbrio disso.

Para você ter uma ideia de como funciona, quando o usuário alterna de um programa para outro que não está sendo usado com freqüência, ele verá um pequeno atraso antes que o programa maximize a sua interface.

Durante esse atraso, o Windows realmente move os processos do programa do arquivo de paginação para a RAM, já que a memória do disco rígido não é rápido o suficiente para deixá-lo trabalhar no programa.

Em suma, o arquivo de paginação funciona como uma memória de segurança que ajuda o foco RAM real sobre o que é importante e auxilia-lo quando a RAM é insuficiente. O problema desse recurso é que ele ocupa espaço em disco, por isso, se a memória virtual no Windows está atrapalhando, aprenda a colocar ela em outro local.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Devo desativar o arquivo de paginação?

Tudo isso geralmente leva o usuário a pensar que os problemas de lentidão podem ser resolvidos simplesmente desabilitando o arquivo de paginação. mas não é tão simples.

Quando você abre um programa, ele usa parte da RAM. Como você continua a abrir mais e mais programas, a RAM começa a ficar cheia. Quando isso acontecer, você não conseguirá abrir mais programas, ele simplesmente vai ficar travado. Isso também irá afetar outros programas abertos no momento, levando-os a falhar também. No final, ele pode deixar o sistema instável e forçá-lo a exibir a temida tela azul da morte.

Quando posso desativar o arquivo de paginação

... ?

O cenário acima pode ser facilmente atenuado simplesmente adicionando mais memória RAM ao seu sistema. Quando você tem uma enorme quantidade de RAM (16 GB ou mais) o uso do arquivo pagefile.sys é quase zero. É nessa situação que você pode finalmente usar o PC sem arquivo de paginação e desativá-lo permanentemente.

No entanto, tenha em mente que existe a possibilidade de que um dia você terá que abrir várias aplicações, que podem levar a uma falha no sistema e perda de dados. Portanto, se optar por trabalhar assim, sempre esteja preparado para isso e faça backup de seu sistema regularmente.

Quais as vantagens de desativar o arquivo de paginação?

Duas coisas boas acontecem quando você desabilita o arquivo de paginação. A primeira coisa é que você vai economizar espaço precioso em seu disco rígido que estava sendo usado pelo arquivo de paginação (está no GBs). A segunda é que não haverá atraso ao alternar de uma aplicação para outra, já que todos os aplicativos agora estão na RAM e prontos para serem usados a qualquer momento.

Tenha em mente que se você estiver usando um SSD em vez de um disco rígido, não haverá muita demora ao alternar de uma aplicação para outra.

Quais placas de vídeo podem ser usadas com Windows 10? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Como desativar o arquivo de paginação?

Portanto, se seu PC tem uma boa quantidade de memória RAM e você está preparado para usar o sistema sem arquivo de paginação, desabilite o recurso fazendo o seguinte:

Passo 1. Execute as “Propriedades do Sistema”. Para isso, pressione as teclas Windows + R simultaneamente. Na pequena janela que aparece, digite “sysdm.cpl” (sem as aspas) e tecle enter, ou clique no botão “OK”. Se for solicitado, forneça a senha ou toque no botão “Sim”, para autorizar a execução;

Executando as "Propriedades do Sistema' (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Nas “Propriedades do Sistema”, clique na guia “Avançado”;

Acessando a guia "Avançado" das "Propriedades do Sistema" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na guia “Avançado”, clique no botão “Configurações…” que fica na opção “Desempenho”;

Acessando as configurações de desempenho (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na janela “Opções de Desempenho”, clique na guia “Avançado”;

Acessando a guia "Avançado" da janela "Opções de Desempenho" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Na guia “Avançado”, clique no botão “Alterar…”;

Clicando no botão "Alterar..." da opção "Memória Virtual" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Para desativar a memória virtual na unidade atual, desmarque a opção “Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades”. Depois, selecione a unidade de arquivo de paginação atual, marque a opção “Sem arquivo de paginação” e clique no botão “Definir”;

Desativando o arquivo de paginação do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Você será alertado que é preciso reiniciar o PC. Confirme e aguarde.

Colocando o arquivo de paginação em outra unidade

Se o espaço em disco é a única razão pela qual você está desativando o arquivo de paginação, existe uma solução alternativa que você pode usar, em vez de desativá-lo por completo: Você pode mover o arquivo de paginação para outra unidade (ou outra unidade física), como mostra esse outro tutorial do TechTudo.

Como mudar a localização da memória virtual no Windows

Pronto! Se alguma dessas opções servir para você, aproveite. Mas senão, deixe que o Windows continue a gerenciar o arquivo de paginação para você.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo